: Mais Magazine:: Comentários: 0

Viana do Castelo vai hastear a Bandeira Azul em dez praias do concelho, conquistando assim mais um galardão do que no ano transato. Arda, Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva e Ínsua são as grandes galardoadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e algumas das praias que deve mesmo conhecer este verão.

Viana do Castelo tem uma orla costeira com cerca de 24 quilómetros, onde se pode usufruir de uma rara beleza natural e de extensos areais. A qualidade ambiental das praias valeu, este ano, a atribuição do Galardão Bandeira Azul a dez praias do concelho – Arda, Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva e Ínsua. “Para o Município, é um imenso orgulho poder hastear a Bandeira Azul em 10 praias do concelho nesta época balnear que agora inicia”, assume Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. É com grande satisfação que Viana do Castelo conta esta edição com mais um galardão do que no ano passado. A conquista de mais uma Bandeira Azul, na Praia da Ínsua, em Afife, é o corolário do importante e intenso trabalho que o executivo autárquico tem realizado em prol da qualidade das praias do município. “O nosso território é cada vez mais procurado enquanto espaço de lazer, de família, mas também de prática desportiva náutica e, por isso, é com satisfação que conseguimos manter e até aumentar o número de bandeiras azuis que hasteamos”.

Se, por um lado, as praias de Viana do Castelo são muito procuradas para uso balnear, por outro, são também muitos os que nelas praticam desportos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf. Dada a sua importância para todo o território e a elevada frequência que todos os anos regista, nunca é demais reforçar a pertinência da sua preservação. “Viana do Castelo promove diversas atividades de sensibilização e informação sobre o ambiente nas praias, dedicadas aos munícipes e visitantes. Posso destacar o facto de, ao longo de todo o ano, promovermos esta mesma sensibilização ambiental no Centro Azul instalado no nosso Navio Gil Eannes, que acolhe o Centro de Mar”, afirma. Todas as ações e iniciativas promovidas pelo município têm como base a sustentabilidade ambiental, uma preocupação assumida pelo executivo em todos os meses do ano. “A sustentabilidade ambiental não se limita apenas à época balnear e ao contexto das praias, sendo realmente uma missão que encaramos com seriedade, enquanto modelo de governança”. Alinhada com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas, a edição da Bandeira Azul 2022 é assim também parte ativa na estratégia adotada pelo Município de Viana do Castelo no que respeita às alterações climáticas. “Viana do Castelo integra e desenvolve projetos piloto com o Conselho Nacional do Ambiente e Sustentabilidade, que acabam por funcionar de mentoria para outros concelhos. Estes projetos naturalmente integram os ODS 13 – Ação Climática, ODS 14 – Proteger a Vida Marinha e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre”.

A Bandeira Azul é um símbolo que assegura a qualidade da praia com base em padrões ambientais, como a qualidade da água e a limpeza da praia, e também em instalações importantes, incluindo sanitários e salva-vidas. Numa altura em que centenas de famílias começam já a preparar o seu programa de férias, Luís Nobre encontra nestes galardões um importante cartão de visita para o concelho: “O desenvolvimento do turismo balnear é algo que a Câmara Municipal já observa e sente particularmente na última década, com o grande ‘boom’ sentido na afluência às praias concelhias. Hastear a Bandeira Azul em dez praias é, para nós, a garantia de que o trabalho que temos feito é de qualidade e que tem de ser preservado”.