: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Grupo TRUMPF foi fundado em 1923, mas rapidamente se tornou uma das empresas líderes mundiais de máquinas-ferramenta, laser e eletrónica para aplicações industriais. Hoje, o grupo conta já com 14.767 funcionários em todo o mundo e com aproximadamente 80 subsidiárias, estando representado em praticamente todos os países. Em Portugal, o grupo marca presença desde 2015, através da filial TRUMPF Portugal que possui já uma operação solidificada em território nacional, com a venda e prestação de serviços técnicos aos seus clientes no mercado português.

A história da TRUMPF começou a ser escrita em 1923, quando Christian Trumpf adquire, juntamente com dois sócios, a oficina mecânica da Julius Geiger GmbH, em Estugarda. O primeiro logótipo da empresa indica o principal produto fabricado à altura – cabos flexíveis. Fabricados inicialmente para a utilização exclusiva por dentistas e indústria tipográfica. Graças ao desenvolvimento do seu acionamento motorizado, acabam também, mais tarde, por ser produzidos e vendidos para fins industriais, nomeadamente para o processamento de metal e madeira. Desde o início do projeto até à criação da primeira tesoura manual motorizada para cortar chapa passaram-se 11 anos. Desta aposta resulta um amplo programa de produtos de ferramentas elétricas e de ar comprimido. A partir daí a empresa não mais parou de surpreender. Com quase cem anos de história o Grupo TRUMPF foi acompanhando a natural evolução do mercado, adaptando e alargando o seu espetro de serviços e soluções às necessidades de um mercado cada vez mais exigente.

Presentemente, o Grupo Trumf atua em três áreas de negócios: Máquinas-Ferramenta, Tecnologia Laser e Eletrónica. Hoje, a tecnologia TRUMPF pode ser encontrada no processo de produção de quase todos os setores industriais. Com um amplo e completo portefólio, com máquinas de corte a laser (chapa e tubos), punçonadoras, quinadoras, impressão 3D e softwares de gestão dos processos de produção, a TRUMPF é hoje capaz de dar resposta, quer à pequena empresa que se está a iniciar no ramo do processamento de metal, quer à empresa que procura soluções altamente complexas e totalmente automatizadas para operar 24 horas por dia.

Nova geração Trulaser 1030

Atenta aos atuais desafios, a TRUMPF aposta no desenvolvimento de equipamentos capazes de satisfazer as necessidades de um mercado, cada vez mais, exigente. Recentemente a marca apresentou a nova geração da TruLaser 1030, que alia um preço bastante competitivo a uma maior produtividade, estabilidade de processo e economia. Pela primeira vez a opção de alta velocidade Highspeed Eco, é disponibilizada numa máquina da Série 1000, o que aumenta a velocidade da máquina em até 70 por cento, ao mesmo tempo que reduz o consumo de gás em cerca de 60 por cento.

A máquina corta chapas de metal significativamente mais rápido do que as máquinas a laser 2D convencionais. Além disso, a nova série também apresenta, pela primeira vez, a tecnologia CoolLine. Esta função projeta uma névoa de água na chapa para garantir o arrefecimento ideal durante o processo de corte. Desta forma, mesmo chapas com 25 milímetros de espessura podem ser cortadas com precisão.

Outra novidade nesta nova máquina é a função Smart Collision Prevention. A TRUMPF desenvolveu um algoritmo, que calcula a sequência em que as peças devem ser cortadas para evitar colisões. Esta função inteligente de prevenção de colisão, reduz o tempo de inatividade e melhora a eficiência da produção. A nova TruLaser 1030 corta com facilidade uma ampla variedade de materiais (aço carbono, aço inoxidável, alumínio e cobre), o que permite que seja utilizada para várias aplicações. Tem uma operação fácil, intuitiva, ideal para empresas que procuram entrar no corte a laser 2D e também para as empresas que já usam o corte a laser 2D e pretendem aumentar a sua capacidade de produção.

Lado a lado com a inovação

A história da empresa e a base do seu sucesso são indissociáveis da procura constante pela inovação. Essa incessante procura pela inovação encontra-se nas máquinas manuais para o processamento simples de chapa nos anos 30, na introdução dos comandos numéricos nos anos 70, e naturalmente na introdução da tecnologia laser nas máquinas industriais para processamento de chapas e tubos metálicos, na impressão 3D em metal, ou nos softwares e processos de digitalização associados à Indústria 4.0.

Hoje, a TRUMPF é sinónimo de qualidade, soluções inovadoras e processos altamente eficientes. Oferecer valor acrescentado aos seus clientes é uma das principais premissas da marca, que investe 10 por cento da sua faturação em inovação, todos os anos. São centenas de milhões de euros destinados à investigação e desenvolvimento de novas tecnologias e otimização das tecnologias já existentes. Para além disso, a marca aposta também no desenvolvimento de parcerias com universidades e outras empresas do setor, por forma a estar sempre a par das mais recentes inovações e do que de melhor está a ser desenvolvido a nível mundial.

O caminho para a Indústria 4.0.

A entrada para a Indústria 4.0 envolve a atualização significativa das competências e capacidades digitais das empresas e implica transformações em várias partes da organização. A TRUMPF conhece bem os desafios associados à Indústria 4.0. Consciente de que não existe um caminho único para a Indústria 4.0, a TRUMPF tem procurado ajustar a sua ação às necessidades e realidade de cada empresa, apresentando, sempre, as soluções mais adequadas, que permitem às empresas mais pequenas aumentar, significativamente, a sua eficiência optando por soluções básicas, como um assistente de remoção de peças baseado em Inteligência Artificial (IA), e às empresas de maior dimensão, integrar e automatizar todo o seu processo produtivo, desde a orçamentação até à faturação. Neste contexto, importa referir que, em setembro de 2017, a TRUMPF inaugurou a Smart Factory, em Chicago. O centro de tecnologia para soluções da Indústria 4.0 foi totalmente planeado com processos de produção em rede digital. O foco é aconselhar e treinar clientes na introdução de soluções de produção em rede digital. A nova Smart Factory representa um marco importante para a TRUMPF na construção do caminho rumo à Indústria 4.0.  

No caminho da continuidade

Proximidade com o cliente e garantia de inovação: esses valores corporativos bem sedimentados são hoje fios condutores que passaram pelos 98 anos de história da TRUMPF. Falar da TRUMPF é falar de profissionalismo, prestígio e qualidade. Para o futuro, a marca espera continuar a apoiar as empresas do setor do metal em Portugal, seja através do fornecimento das melhores máquinas que existem no mercado, para processamento de chapas e tubos metálicos, seja através da disponibilização de softwares que permitem a integração e a digitalização dos vários processos da empresa.