: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com 21 anos de experiência, a Ultraprecisão é uma empresa especializada na importação e comercialização de equipamentos de inspeção, medição e ensaio. Em entrevista à Mais Magazine, Ângelo Canelas reconhece que o segredo por detrás do crescimento e desenvolvimento da empresa que lidera passa pela proximidade ao cliente e pelo acompanhamento pós-venda.

Situada em Aveiro, a Ultraprecisão nasceu da necessidade do seu fundador, o Engenheiro António Canelas, desenvolver uma empresa que não só calibrasse equipamentos, como também os vendesse. Na altura a liderar um laboratório de calibração era várias vezes questionado o porquê de não vender os equipamentos que calibrava. A qualidade do trabalho desenvolvido foi ditando o crescimento da empresa, que foi evoluindo e alargando o leque de serviços de forma a atingir o seu principal objetivo: apresentar soluções capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. A trabalhar em áreas tão diversificadas como a indústria automóvel, aeronáutica, ourivesaria, indústria eletrónica e semicondutores, reciclagem, metalúrgica e metalomecânica, galvanização e anodização, a Ultraprecisão centra-se nos problemas do seu cliente, quer seja na venda de equipamentos, quer nos serviços prestados de reparação, manutenção e calibração.

Presentemente, a Ultraprecisão está, cada vez mais, vocacionada para a indústria da pintura e revestimentos metálicos, apostando em produtos para o controlo e ensaio de gama profissional e de elevada precisão. A medição de espessuras de revestimentos e de microdurezas de revestimentos, são alguns dos serviços que a empresa disponibiliza, a que se juntam ainda a oferta de equipamentos para ensaios de adesão ou impacto. Juntamente com a venda dos equipamentos, a Ultraprecisão dispõe ainda de um laboratório, capaz de fornecer o serviço de medição de espessuras de revestimentos e a criar padrões de trabalho, uma aposta que surgiu em resposta “às exigências e necessidades dos clientes”.

As melhores marcas como aliado

A qualidade é um dos valores fundamentais da Ultraprecisão, que aposta no desenvolvimento de produtos e serviços com elevados padrões de qualidade, capazes de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Focada em atingir o seu compromisso, a Ultraprecisão aposta numa seleção de fornecedores e marcas capazes de satisfazer as necessidades de alargamento da gama de produtos e, simultaneamente, as exigências do mercado. Na verdade, a empresa foi evoluindo até chegar à gama de produtos da Helmut Fischer, sendo hoje o representante exclusivo desta marca, em Portugal. Juntam-se ao leque de fornecedores a Belec GmbH (Espectrometria de Emissão Ótica), a TQC B.V. (equipamentos para testes em pintura, revestimentos e superfícies), a Kern & Sohn (balanças e medição), a Hildebrande (durezas em plástico e borrachas), a 3NH (medição da cor), entre outros, que permitem à Ultraprecisão ter sempre as melhores soluções para os seus clientes. “Na Ultraprecisão acreditamos que para fazer a diferença no nosso setor é fundamental apostar em marcas de qualidade. Não queremos abranger, nem representar todas as marcas. Preferimos trabalhar com aquelas que apostam nos mesmo princípios que a Ultraprecisão: qualidade de produto e um serviço técnico rápido e local”, esclarece Ângelo Canelas.

Serviço inovador é um dos diferenciais

Atualmente, a Ultraprecisão é o representante exclusivo da marca Helmut Fischer GmbH em Portugal. Atenta às exigências e necessidades do mercado, a Ultraprecisão rapidamente percebeu que era imprescindível para os seus clientes ter um serviço completo de calibração e manutenção dos equipamentos desta marca, introduzindo ambas operações no seu leque de serviços. “Desde muito cedo a filosofia da Ultraprecisão foi ter uma presença forte não só na venda, mas também no serviço pós-venda”. Para isso, a empresa conta, localmente, com todo o suporte técnico necessário aos seus clientes, que vai desde a manutenção preventiva à corretiva, ou ainda às calibrações de fábrica. “As calibrações são feitas de acordo com os nossos procedimentos internos e de acordo com as instruções do fabricante. Todos os padrões utilizados são produzidos e calibrados pela Helmut Fischer GmbH, cujo laboratório é acreditado pela norma NP EN ISO 17025. Após cada calibração é emitido o respetivo relatório de calibração onde constam os valores medidos e declaração da incerteza. Por outro lado, a manutenção dos equipamentos é um serviço que existe para prevenir a ocorrência de eventuais problemas e assim proporcionar melhor e maior tempo de vida aos equipamentos. Este serviço é efetuado de acordo com o respetivo manual do equipamento e de acordo com as normas da Fischer. Ambas operações são efetuadas por um técnico devidamente qualificado e treinado pela Helmut Fischer”, esclarece Ângelo Canelas acerca do serviço inovador.

Novidades em destaque

Como já vem sendo habitual, a Ultraprecisão marcará presença em mais uma edição da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria. No stand da empresa estarão em destaque, uma vez mais, os produtos da Helmut Fischer GmbH. A Ultraprecisão dará a conhecer, entre outros, os equipamentos de Fluorescência de Raio-X para a medição de revestimentos, toda a gama de equipamentos portáteis e ainda a gama de medição de nano-durezas. Para além disso, a empresa aveirense terá também presentes equipamentos para ensaios na pintura da marca TQC Sheen e ainda a marca 3NH para a medição de cor e brilho.