: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria é uma Instituição de Ensino Superior Privado, propriedade da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. Herdeira de uma história relevante, afirma-se como um estabelecimento de ensino virado para o futuro que tem como ambição formar os melhores profissionais de saúde do amanhã.

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria, propriedade da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, foi criada em 2016 e herdou o património físico e formativo da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, que durante mais de meio século se afirmou como uma das mais prestigiadas escolas do setor. Uma transformação que decorreu da evolução natural da atividade, em função dos novos tempos e de renovados desafios de crescimento e diversificação de formações. Atualmente a Escola Superior de Saúde de Santa Maria é uma Instituição de Ensino Superior Politécnico que ministra cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Gerontologia, para além de cursos livres. “Todos os cursos incluem formações práticas aprofundadas, formação em empreendedorismo e preparação para a integração no mercado de trabalho”, começa por confidenciar José Manuel Silva, Presidente do Conselho de Direção, sobre o presente projeto educativo.


Ser reconhecida como uma escola de referência no âmbito da saúde e na área do envelhecimento ativo e saudável é a principal premissa da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a qual assume assim a nobre missão de formar profissionais de saúde altamente qualificados nas vertentes humana, científica, técnica e cultural, no quadro de valores ético-morais da matriz franciscana que inspira a sua atividade. “As Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora são a fonte de ‘inspiração’ para o ensino que oferecemos na Escola Superior de Saúde de Santa
Maria, pelo seu ser franciscanas e pela forma como nos ajudam a pensar em todos e na transmissão de valores cristãos”. Valores de um Ideário perpetuados em inúmeras iniciativas e projetos, como o Fundo de Apoio ao Estudante da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, programa de apoio financeiro a estudantes com dificuldades económicas, o Gabinete de Apoio ao Estudante, gabinete de atendimento psicológico clínico (gratuito), e ainda na Pastoral Universitária que tem como objetivo promover o encontro entre a fé e a vivência académica.

Com um corpo docente altamente qualificado, com larga experiência profissional, pedagógica e de investigação, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria destaca-se por uma formação e ensino inovadores, do ponto de vista pedagógico e educacional. Uma visão e posicionamento fundamentais para dar resposta, de forma eficiente, aos desafios que se colocam em cada momento. “A formação global dos estudantes articula-se em quatro eixos de desenvolvimento – autonomia, pensamento crítico, criatividade e inovação”, explica José Manuel Silva. É neste contexto que o Núcleo de Investigação e Projetos da Escola Superior de Saúde de Santa Maria assume especial importância. Constituído com
o objetivo de estimular e desenvolver a investigação, bem como criar oportunidades para a implementação de projetos em parceria com entidades estratégicas e de relevo na área das Ciências da Vida e da Saúde e das Ciências Sociais e Humanidades, o Núcleo de Investigação e Projetos assume-se, a cada dia, um importante instrumento na projeção da escola como referência nacional e internacional na área da investigação e intervenção no domínio das ciências da vida e da saúde e das ciências sociais e humanidades.