: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos assume o importante compromisso de oferecer um modelo de educação capaz de fomentar nas gerações futuras uma cidadania mais ativa, participada, responsável e equilibrada. Para isso aposta num Projeto Educativo onde a inovação, tecnologia e transição verde são conceitos fundamentais.

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos vem registando um contínuo crescimento ao longo dos últimos tempos. De há três anos a esta parte, e com a tomada de posse da nova direção, surgiu na instituição de ensino uma nova orientação, marcada por uma forte aposta na qualidade e por uma nova visão do processo de ensino/aprendizagem, centrado no aluno. Com o novo fôlego imprimido pela atual direção, foram efetivadas diversas alterações na estrutura e dinâmica do agrupamento. “As alterações passaram, sobretudo, pela aposta em certificações de qualidade”, explica José Santos, o Diretor. Para além disso, o agrupamento procurou imprimir um novo rumo ao ensino profissional, através da certificação EQAVET e das dinâmicas inerentes ao POCH. Também o ensino regular foi alvo de uma nova visão educacional, assente na responsabilização e consciencialização de todos os alunos.

Atualmente, a oferta formativa do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos abrange desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário. “Temos uma forte aposta no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Acreditamos que é nestes primeiros anos que assentam as bases do conhecimento e que é neles que devemos criar alicerces para os ciclos futuros”. Para além do ensino regular, nos diversos ciclos e níveis de ensino, tem sido proporcionado à comunidade escolar um conjunto de ofertas educativas de vertente profissional.

Com uma rede de cursos em expansão, hoje o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos tem disponível, na sua oferta, as formações profissionais de Técnico de Desporto, Cozinha e Pastelaria, Restaurante e Bar, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. “A nossa preocupação é fornecer aos alunos um ensino de qualidade e excelência que lhes permita a integração plena na vida de trabalho, ou até ingressar na universidade”.

Neste contexto, vale ressalvar que o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos é certificado com o Selo de Conformidade EQAVET, atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, que comprova que o Ensino Profissional promovido pelo colégio está alinhado com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a Educação e Formação Profissionais. “Esta certificação de qualidade foi de uma importância extrema, pois além de nos permitir adequar os nossos cursos a uma nova realidade, permitiu-nos imprimir uma nova força nas suas dinâmicas.”

Com uma vasta oferta formativa o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos vem pautando a sua ação por critérios de rigor e exigência, proporcionando a todos os seus alunos a realização de aprendizagens de qualidade, capazes de garantir os melhores resultados educativos, mas também a melhoria das capacidades sociais e humanas. “O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos tem orientado a sua ação para o futuro e para preparar os nossos alunos para a vida futura. Para isso temos de estar na vanguarda do processo de ensino/aprendizagem a nível das pedagogias e das condições de ensino”.

Por forma a atingir o seu propósito, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos desenvolveu já um Plano de Investimento que lhe permitirá, juntamente com Município de Óbidos, recorrer a fundos comunitários. “Este plano de permitir-nos-á apetrechar o nosso agrupamento com condições excecionais para que o aluno possa assumir o seu papel central no processo de aprendizagem”.