: Mais Magazine:: Comentários: 0
Mário Santos – CM Maia

A Câmara Municipal da Maia pretende, mais uma vez, assinalar a celebração das festividades de Natal, com um programa de animação que envolva toda a comunidade – “Maia Natal 2023”. A iniciativa, marcante para a economia local, tem sido um sucesso e inclui o Mercadinho de Natal, a Pista de Gelo, o Carrossel, a Casa do Pai Natal entre outras animações, entretenimento ao vivo, atrações para crianças e muito mais.

O objetivo é, durante este período, criar um ambiente encantador e acolhedor que celebre o espírito natalício e reúna a comunidade local. Por isso, as animações são todas de acesso gratuito.

O Mercadinho de Natal faz as delícias dos visitantes. Num formato feira, o espaço contempla artesanato, produtos locais, produções e artigos tradicionalmente ligados à época natalícia e onde os visitantes podem aproveitar para fazer algumas compras de Natal. Além do artesanato, existe também espaço para a promoção da gastronomia e outros produtos relacionados com o Natal. Nos dias fritos, um chocolate quente, ou uma ginja, por exemplo, é algo que cai sempre bem.

Este evento incluiu a presença do Pai Natal, permitindo que as crianças se encontrem com ele, partilhem os seus desejos e tirem fotografias, contribuindo para a criação de memórias especiais e para reforçar o sentido de comunidade durante a época festiva. A sua casa, toda decorada e iluminada, é um local encantado e cheio de magia para os mais novos.

Mesmo ao lado, está um Carrossel Belle Èpoque. Um modelo vintage que dá outro colorido à Praça do Município e ao qual não resistem os mais maiatos de palmo e meio.

No domingo, dia 10 de dezembro, o destaque foi para a Parada do Pai Natal, que encaminhou o Pai Natal para a Praça Doutor José Vieira de Carvalho. E não chegou sozinho. Fez-se acompanhar com cerca de 50 figurantes, entre os quais malabaristas, majoretes, soldadinhos de chumbo, músicos e animadores em veículos de natal. Não faltou o Mickey, a Minnie, o Bob Construtor, a Cinderela, que fizeram a alegria de miúdos e graúdos.

A chuva ainda ameaçou, mas não espantou os milhares de pessoas que fizeram questão de assistir a este momento de festa e alegria, que é já uma tradição na Maia.

A diversidade de atividades e serviços disponíveis no “Maia Natal” cria uma atmosfera envolvente transversal a todas as faixas etárias e sociais, tornando o evento verdadeiramente especial e inclusivo.

Natal mais sustentável

As decorações natalícias vão colorir as ruas até ao dia 6 de janeiro. E as iluminações de Natal, que são já um ex-libris, assumem uma importância significativa, para o comércio, para o turismo e para os maiatos.

E porque a sustentabilidade é uma preocupação permanente do Município, este ano, a Maia está iluminada com recurso a cerca de meio milhão de lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED, permitindo um aforro energético na ordem dos 85% face a outras tecnologias, e que estarão espalhadas por 40 locais, entre edifícios, praças, ruas e avenidas. São mais de 260 instalações luminosas num total de 1890 motivos.

A poupança dos recursos do nosso planeta é algo que nos preocupa verdadeiramente. E com isso em mente procuramos sempre utilizar as mais recentes técnicas de poupança, quer pela utilização de materiais reciclados e recicláveis, quer pela utilização de energias renováveis durante a produção.

O tradicional pinheiro de Natal, instalado na Praça Doutor José Vieira de Carvalho atinge os 16 metros de altura e é visitável dispondo de bancos na base, tendo uma decoração com ramos verdes e bolas douradas.

Ao longo da Avenida Visconde Barreiros foi instalado um teto com cerca de 500 pingentes e estrelas 3D que convidam as pessoas a entrar nos Paços do Concelho.

Todas as iluminações foram construídas com material de baixa voltagem para a segurança do público.

Tal como já aconteceu em 2022, e devido à crise energética, o horário das iluminações vai decorrer no período entre as 17h00 e as 01h00.

Maia com poder de compra acima da média nacional

Segundo dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a Maia é um dos 31 municípios portugueses onde, em 2021, o poder de compra per capita era superior à média nacional. Apenas mais um indicador positivo de boa qualidade de vida e trabalho dos maiatos e do sucesso das medidas que a autarquia tem vindo a implementar ao longo dos seus mandatos.

Os dados revelados pelo INE permitiram concluir que no universo de 308 municípios portugueses, apenas 31 se destacam com maior poder de compra do que a média apresentada a nível nacional. A Maia é um dos municípios em destaque neste estudo, revelando a boa gestão autárquica implementada pela autarquia maiata ao longo dos seus mandatos. Segundo o INE, durante o ano de 2021, o poder de compra na Maia situou-se nos 108,68 valores, sendo que este indicador positivo não é novidade para os lados maiatos, uma vez que desde que o INE realiza este estudo (2004), a Maia marca sempre presença no patamar dos municípios com poder de compra acima da média nacional.

Para além disso, a Maia é um dos cinco municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) com poder de compra nacional superior à média nacional, sendo que a AMP é a segunda região portuguesa com maior número de municípios destacados. Dentro do universo da AMP, o Porto lidera, seguido por Matosinhos, São João da Madeira, Maia e Vila Nova de Gaia.

De salientar ainda que para a produção deste estudo por parte do INE, foram tidos em conta três variáveis: Indicador per Capita (IpC), Percentagem de Poder de Compra (PPC) e Fator Dinamismo Relativo (FDR). A apresentação de valores muito positivo em cada um destes tópicos, permitiu que a Maia registasse um índice de poder de compra tão positivo. De resto, o município da Maia destaca-se ainda por ser um dos 24 municípios que apresentavam um valor de IpC não apenas superior ao valor médio de poder de compra a nível regional, como também no âmbito nacional.