: Mais Magazine:: Comentários: 0

Todos os anos, goste-se ou não, somos inundados de músicas de Natal ao longo do mês de dezembro. Umas são mais nostálgicas, outras mais alegres, algumas limitam-se a cumprir o seu papel de “ruído” convidativo de fundo enquanto visitamos as mais variadas lojas, nesta que é a altura de maior consumo privado do ano.

Uma das mais ouvidas é a “All I Want For Christmas Is You” (1994), de Mariah Carey. Para a Billboard trata-se mesmo da melhor música de Natal, do seu Top 100. Uma canção que “tem tudo a ver com querer uma pessoa importante mais do que qualquer outra coisa” material.

Já a Rolling Stone, numa lista mais curta de apenas dez entradas, atribui o primeiro lugar a John Lennon, com a “Happy Xmas (War Is Over)”. A música, quando foi lançada em 1971, referia-se à guerra do Vietname. Mas, como refere a revista especializada em música, hoje “só poucas pessoas ainda farão essa associação”. Ao longo destes mais de 50 anos, desde que foi lançada, já teremos ouvido as mais variadas versões, já que é uma das músicas mais reinterpretadas nesta época.

Nesta mesma lista, o tema de Mariah Carey aparece somente em quarto lugar. Isto porque, em segundo, surge essa obra-prima dos The Pogues, “Fairytale Of New York” (1987). Sobre ela, escrevia a Rolling Stone que, caso morássemos na Irlanda ou no Reino Unido, esta seria provavelmente a nossa música de Natal favorita. Pelo contrário, se fossemos norte americanos, “talvez nunca a tivéssemos ouvido sequer”. Com a morte muito recente do vocalista Shane MacGowan, já é pouco provável que ainda não a tenham ouvido. Mas se for o caso, esta será a melhor altura para recuperar “um dos temas mais queridos” da banda céltica punk.

Diz-nos a lógica sequencial que entre o segundo e o quarto fica o terceiro. Pois bem, aí entram os Queen, com a “Thank God It’s Christmas”. Curiosamente, quando foi lançada em 1984 não integrou qualquer álbum da banda e nem tão pouco fizeram um videoclip para ela. Algo que a Rolling Stone lamenta, dado tratar-se de uma canção “muito bonita que não fica atrás de nada do catálogo da banda” de Freddie Mercury.

Regressando à lista da Billboard, as escolhas são bastante diferentes. A seguir à já referida Mariah Carey, aparece-nos Darlene Love, com “Christmas (Baby Please Come Home)” de 1963. É da mesma década a escolhida em terceiro lugar, “The Christmas Song (Merry Christmas to You)”, de Nat King Cole. Para o quarto lugar fica outra das incontornáveis e mais ouvidas de sempre – “Last Christmas” (1984), dos Wham!.

Das sete músicas que referi destas listas, todas do século XX, duas são dos anos 60, uma dos 70, três dos 80 e uma dos 90, o que confirma esta como a altura onde o apelo das memórias é mais intenso.

Feliz Natal, com muita saúde, boa música e mesas cheias!