: Mais Magazine:: Comentários: 0

Festa da Amizade – Sardinha Assada de Benavente

A maior distribuição gratuita do País: 5.000Kg de Sardinhas, 10.000Un de Pão, 5.000Lt de Vinho.

No Município de Benavente realizam-se várias festas tradicionais, de cariz popular, durante todo o Verão, de entre elas destacamos uma festa com 54 anos de história e que marca as gentes e o território do Município de Benavente e de toda a Região: a Festa da Amizade – Sardinha Assada de Benavente. A esplanada do Cineteatro de Benavente foi o local escolhido para a realização da primeira Festa da Amizade, em 1969. Anos depois, o convívio facilmente saiu fora de portas e tornou-se numa das maiores Festas Populares do País, com dezenas de milhar de visitantes a deslocarem-se à vila de Benavente.

Momentos altos do sábado: o desfile etnográfico e a entrada do toiro.

O desfile etnográfico no sábado de manhã é de extraordinária beleza, envolvendo centenas de participantes: campinos, cavaleiros amadores e marialvas. À tarde, o momento de maior adrenalina do dia é mesmo a entrada de um toiro bravo com campinos e cabrestos pelas ruas da vila. Num percurso de aproximadamente 1Km, em plena EN118, cabe à mestria dos campinos conduzir o toiro pelo asfalto e fazê-lo entrar na manga das largadas .A noite traz momentos de confraternização em torno de um fogareiro a assar sardinhas, música espalhada por vários palcos, vincando a alegria e a Amizade. As largadas de toiros são sempre muito participadas, como expressão popular de todo o ribatejo. Um Amigo convida outro amigo e celebramos a Amizade.

Carnaval Samorense

Cor e vida num corso magnífico com entradas gratuitas.

Em Samora Correia, o Carnaval é vivido de forma muito intensa há várias dezenas de anos e, desde há muitos que saiu das fronteiras da cidade, atraindo visitantes de toda a Região. A ARCAS (Associação Recreativa de Samora) realiza o corso no domingo e terça-feira gorda, dias em que se esperam nas ruas milhares de pessoas .Para além dos corsos ( com entradas gratuitas), realizam-se assaltos de carnaval com muita musica e animação, a coroação dos Reis e Festas onde as máscaras mais elaboradas ou simplesmente divertidas. O Carnaval de Samora Correia perde-se na memória da própria Cidade e toda a população se envolve nesta grande folia. Indiferentes ao tempo, todos circulam, avaliam o ambiente e, por fim, fixam-se pela Avenida “O Século”. A organização do Carnaval de Samora Correia é da ARCAS e conta com o apoio da Câmara Municipal de Benavente.

Festa do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

Festival do arroz carolino das lezírias ribatejanas, em maio, no município de Benavente.

Um dos maiores certames gastronómicos da Região e do País: o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas consubstancia um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento e afirmação do Município de Benavente e de todo o território. O cultivo deste produto endógeno, de excecional qualidade, marca a nossa gastronomia e a paisagem, criando padrões identitários que valorizamos. Somos o segundo maior produtor de arroz carolino do Pais, sendo que as Lezírias Ribatejanas lhe dão a excelência, para a qual muito contribuem as características do solo, o clima e uma produção sob apertadas medidas agroambientais. O Festival do Arroz Carolino das lezírias Ribatejanas, apresenta um conceito de “Bancas do Arroz” inovador, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer e experienciar, de forma festivaleira, o arroz carolino em diferentes apresentações, mais tradicionais ou contemporâneas, como são exemplos: arroz de pato com laranja; carolino no formo com enchidos e touro bravo; carolinoto de citrinos com burras na trouxa; malandrinho de tomate e pesto de coentros, entre muitos outros, não esquecendo as famosas carolinatas (o doce exclusivo do Festival).

Um evento gastronómico onde a música e a as artes têm um papel complementar de grande atratividade. O Festival apresenta concertos com alguns dos nomes maiores do panorama musical e muita animação durante os 3 dias. Salientamos, igualmente, a caminhada do arroz que é já uma referência nacional, com inscritos de todo o País, bem como a área infantil e radical que faz as delícias dos mais pequenos, num certame que é pensado para toda a família, abrangendo as diferentes faixas etárias. Este é um evento cada vez mais acessível e ecológico e com acessos universais. As entradas são gratuitas, bem como o transporte cedido pela autarquia a partir de diversos pontos do concelho, em direção ao Festival e no regresso. A organização é da Câmara Municipal de Benavente.