: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Concurso Paixão Pelo Vinho Design Awards realizou-se em São Miguel, nos Açores, no decorrer do evento Wine in Azores, certame que reúne mais de 1500 rótulos, todos avaliados pelo júri constituído por profissionais de áreas relacionadas. Foram atribuídos 1º, 2º e 3º lugares e, ainda, 2 Menções Honrosas. O Wine in Azores celebrou nesta edição o 15º aniversário e contou, ainda, com chefes de cozinha reconhecidos, um festival de cozinha de fogo “Fire Fest”, tascas gourmet, música ao vivo e muita animação.

 A 15ª edição do Wine in Azores 2023 realizou-se nos passados dias 20, 21 e 22 de outubro. Este é o evento empresarial que mais pessoas movimenta na ilha e realiza-se anualmente no Parque de Exposições de São Miguel, situado na Associação Agrícola de São Miguel, Ribeira Grande.

O evento vínico contou com 80 stands, 100 produtores e mais de 1500 rótulos à prova. Para além das várias iniciativas do programa, realizou-se mais uma edição do concurso Paixão Pelo Vinho Design Awards in Wine Wine Azores, promovido pela revista Paixão Pelo Vinho, parceira do Wine in Azores desde a primeira edição.

Foram atribuídos prémios aos primeiros três classificados e duas Menções Honrosas. O grande vencedor do Paixão Pelo Vinho Design Awards 2023 foi o vinho Fresh From Amphora tinto, da Herdade do Rocim (Alentejo); o segundo prémio coube ao Élevage tinto, Herdade do Sobroso (Alentejo) e o terceiro foi entregue ao Grainha Reserva tinto, Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Douro). Para além destes, foram entregues duas Menções Honrosas aos seguintes vinhos: Mulatto tinto, Mingorra, Henrique Uva (Alentejo) e S.V.P Moscatel de Setúbal 10 Anos, Sociedade Vinícola de Palmela (Península de Setúbal). A designer Rita Rivotti destacou-se entre os premiados, sendo responsável pela imagem dos vinhos Fresh From Amphora, Élevage e Mulatto. Já o vinho Grainha tem criatividade de Eduardo Aires e a gama de vinhos S.V.P Moscatel de Setúbal foi desenvolvida por Co+K.

Maria Helena Duarte, diretora da revista Paixão Pelo Vinho, afirmou que “a imagem é o primeiro elo de ligação entre o produtor e o consumidor, assume grande importância no momento da escolha e deve ser pensado em detalhe”, acrescentando que o concurso premeia “a legibilidade, identidade, criatividade, qualidade e o conjunto global”.

Joaquim Coutinho Costa, da Gorgeous Azores, empresa organizadora, partilhou que esta edição foi uma grande festa destacando que “houve muitas novidades e condições para os participantes poderem aprender sobre vinhos e gastronomia, fazerem negócios e divertir-se”. Em jeito de balanço afirmou estar “muito satisfeito com a adesão do público açoriano e, sobretudo, dos turistas que aproveitam esta altura para conhecer as ilhas e os vinhos açorianos, cada vez mais apreciados”.