: Mais Magazine:: Comentários: 0

O turismo como valor experiência, no nosso merecido lazer, encontra nos Açores tempo e espaço de excelência. É fácil ficarmos encantados com a beleza que pulsa e habita as nove ilhas dos Açores através das suas típicas vivências, costumes e tradições, que tão bem nos caraterizam e nos identificam enquanto povo açoriano, alicerçadas em paisagens com vida e lugares com história.

“O que as ilhas têm de mais belo e as completa é a ilha em frente” – escreveu Raul Brandão, referindo-se aos Açores, contemplando a cadência das ilhas e fundindo-as ao imaginário em que se deixava envolver, no estímulo proporcionado ao seu sistema sensorial, que tão bem soube descrever na sua obra. É tão genuína essa experiência vivida em 1924, aquando da sua viagem com um grupo de intelectuais aos Açores, como aliás se mantém na contemporaneidade. Somos um arquipélago de estímulos, abonados pela grande diversidade no que toca ao património natural, ambiental e cultural, que temos sabido tão bem preservar e projetar. Esta alteridade é um ativo que será de grande importância para o nosso futuro desenvolvimento económico, social e ambiental. Somos um povo comprometido com a nossa história, com a sua identidade e com aquilo que a natureza divinamente nos possibilita.

Temos contribuído para um entendimento na valorização da natureza, através de um novo modelo de desenvolvimento, assente em pressupostos de sustentabilidade, que conduzem à sua proteção e preservação. A sustentabilidade é um objetivo constante, conscientes da importância da preservação do património natural, ambiental e cultural dos Açores. Esta forma apaixonada e comprometida com que vivemos os Açores fez com que fossemos o primeiro arquipélago no mundo certificado como destino turístico sustentável pela entidade certificadora internacional EarthCheck, sob os critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável. Sendo também reconhecidas as garantias e potencialidades das nossas ilhas através de uma enorme procura das mesmas, assim como premiado o destino Açores internacionalmente.

Em 2022 ultrapassamos 1 milhão de entradas de passageiros na Região, cumpre-nos agora fazer o nosso melhor para dar resposta ao desafio de projetarmos um futuro responsável, para um Turismo consciente, inteligente e mais sustentável. Tudo isto é possível graças ao empenho das entidades públicas e privadas ligadas ao Turismo que têm tido a capacidade de gerar confiança na dinamização e revitalização do setor, que tem sabido ultrapassar os desafios impostos pela pandemia, pela guerra e pela evolução da inflação, garantindo a manutenção do emprego e da capacidade produtiva. Convido-vos a visitarem os Açores, a testemunharem a magia que cada uma das nossas ilhas oferece a quem as visita.

José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores