: Mais Magazine:: Comentários: 0

À primeira vista pode-se pensar que as Juntas de Freguesia apenas assumem a função de gerir uma pequena localidade, no entanto, são também importantes dinamizadoras de grandes ações a nível municipal. O caso da Junta de Freguesia de São João Batista e Santa Maria dos Olivais é um belo exemplo disso, tendo um papel fundamental na preparação da Festa dos Tabuleiros de Tomar.

A Festa dos Tabuleiros irá realizar-se este ano e a sua preparação é bastante complexa, envolvendo vários processos que devem ser cumpridos até ao dia festivo. É precisamente aqui que as Juntas de Freguesia do concelho têm um papel relevante, sendo agentes responsáveis por uma boa preparação da festividade que levará ao seu sucesso.

O presidente da União de Freguesias de São João Batista e Santa Maria dos Olivais, Augusto Barros, revela que a sua Junta é peça chave na festividade tomarense, pois “são muitas as vertentes em que colabora, nomeadamente na feitura das flores, dos tabuleiros, bem como na inscrição dos pares que integrarão o Grande Cortejo, e também na feitura dos trajes”. Apesar de necessitar de dedicação e esforço financeiro, Augusto Barros considera que acaba por valer a pena, porque o retorno é muito maior, “seja pela alegria, pela colaboração, pela união e sentido de responsabilidade que se fazem sentir nessa altura do ano”.

Na festa “onde predomina a cor, o movimento e a beleza”, o presidente da Junta apela a que todos visitem a Cidade Templária e que vivam por dentro as sensações transmitidas pelo cortejo em honra do Divino Espírito Santo.