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O primeiro evento de 2023 do International Club of Portugal realizou-se esta terça-feira, dia 17 de janeiro, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa. O tema para este almoço-debate foi “os media em 2023 – desafios e oportunidades”. Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso, marcou presença no evento, enquanto orador convidado.

O CEO da Impresa organizou o discurso, dividindo os desafios dos media para o ano corrente em três partes: a fragmentação, a desintermediação e a irrelevância. Ao longo da palestra explicou cada um dos desafios e apresentou as soluções para os ultrapassar.

Relativamente ao primeiro tópico em análise, Francisco Pedro Balsemão explica que “os media hoje em dia vivem muito através do digital e, com isso, há cada vez mais uma fragmentação na oferta de conteúdos e um número muito maior dos mesmos. Isto significa que neste mundo fragmentado temos que chegar aos nossos consumidores da forma mais direta possível. Hoje em dia os media são ‘many to many’ – muitas plataformas para muitos consumidores – e a solução para este desafio passa por estar onde os consumidores estão – seja jornal, televisão, redes sociais, podcasts, entre outros. A nossa estratégia tem de ser omnicanal e multiplataforma, temos que adaptar a nossa linguagem à plataforma onde as pessoas nos estão a ver – não basta só pôr uma notícia no Instagram e achar que um jovem de 18 anos vai achar piada aquilo – e isso requer algum investimento”.

O facto de, atualmente, não haver intermediários, por si só, provoca o chamado ‘desafio da desintermediação’. “Para além dos jornalistas, hoje em dia há, também, os bloggers, youtubers, tiktokers, instagramers e gamers. Este mundo cada vez mais digital faz com que todos nós queiramos ter um público e a verdade é que em teoria toda a gente pode atingir um público de milhões nos dias que correm. Estes novos criadores de conteúdos continuam a ser consumidores, mas passam também a ser concorrentes e para combater essa concorrência existem duas soluções: Temos que nos distinguir, ao mostrar profissionalismo e ao separar o trigo do joio, e temos que apostar cada vez mais no digital, onde o crescimento publicitário tem registado valores a rondar os 30% em Portugal – em Inglaterra chega mesmo aos 70% – e onde podemos ter mais proximidade com os nossos consumidores”, afirma o CEO.

De acordo com Francisco Pedro Balsemão, “o maior medo dos media é tornarem-se irrelevantes e que acabem por desaparecer. Os hábitos de consumo estão a mudar muito rapidamente e, segundo um estudo da Reuters, 79% dos portugueses acedem às notícias através da internet ou das redes sociais e 74% através da televisão. Antes estes números não aconteciam e isso mostra que, tal como já tinha dito anteriormente, a aposta nos meios digitais tem de ser cada vez maior. Esse estudo também referiu que Portugal é o segundo país onde mais se confia nas notícias, o que é positivo e nos leva ao ponto de que o mais importante para a sobrevivência dos media é a confiança. Para isso os jornalistas têm que cumprir escrupulosamente com as regras deontológicas e têm que produzir conteúdos mais construtivos e o mais apelativos possível”.

O presidente executivo do Grupo Impresa defende, ainda, uma maior consolidação nos setor dos media em Portugal, mas conclui, dizendo que o grupo liderado por si não tem qualquer projeto neste sentido.

*Foto: International Club of Portugal