: Mais Magazine:: Comentários: 0

Situada desde 1982 no centro histórico do Porto, aquele que foi definido como património da Humanidade, esta instituição de ensino superior artístico foca-se nas “necessidades individuais de cada aluno”, estimulando o cruzamento de distintos saberes do ensino das artes. Este ano, na celebração do quadragésimo aniversário, celebram também a construção das novas instalações que entrarão definitivamente em funcionamento em setembro de 2023.

É na baixa portuense, no Largo de São Domingos e na Rua de Belomonte que estão localizados os dois edifícios da Escola Superior Artística (ESAP), tendo como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artís-tico do Porto (CESAP), aquela que é a primeira escola de ensino do ramo superior privado e que até aos dias de hoje se mantém em regime jurídico misto. Esta entidade dispõe de cinco licenciaturas, três mestrados, um deles – o de arquitetura – integrado, mas também sete cursos de pós-graduação. Nestas opções formativas ensina-se e estimula-se a Arte e a Cultura, de uma forma autónoma, a nível institucional e em espaços físicos de aprendizagem. Este savoir faire é aquilo que permite ter em máxima plenitude a prática artística, ao invés da teórica.

Ao longo destes 40 anos, de forma a tornar visível o seu trabalho e o talento dos jovens estudantes, a instituição tem presença assídua em eventos culturais e educativos nacionais e internacionais, como por exemplo os seminários, as exposições, mostras de filmes, entre outras atividades, que regularmente estão abertas a toda a comunidade. Esta exposição em conjunto com a qualidade do seu corpo docente, ao apoio dado aos alunos e à ligação com o próprio meio, explica o “prestígio” desta faculdade, que tem uma metodologia enraizada na preparação para “as exigências de hoje e amanhã”. As portas deste ensino irão abrir-se para o próximo ano letivo a 3 de outubro.

Este ano o soprar das velas foi concretizado com um “passo histórico para a ESAP”, visto que em dia de aniversário a prenda para o público-alvo foi a divulgação da data a partir da qual todos os serviços estarão a funcionar em pleno nas novas instalações que passarão para a zona das Antas, onde, a partir de setembro de 2023, os alunos terão o dobro do espaço e beneficiarão de equipamentos renovados e de novas áreas de estudo e investigação. A presidência da Escola afirma assim que por um lado contribuirão para o “Cluster de Artes”, dada a curta distância com a Escola Artística Soares dos Reis, e, por outro lado, para “o processo de reabilitação físico e social do Porto”.

Investigação e parceiros como fatores distintivos da ESAP

Esta instituição pauta por facilitar encontros entre artistas, teóricos, investigadores, curadores e outros profissionais nacionais e internacionais. Muitos desses no âmbito dos departa-mentos e unidades de investigação. De entre esses encontram-se o Centro de Estudos Arnaldo Araújo – CEAA – que é financiado pela Fundação Arnaldo Araújo; e o Laboratório de Investigação em Arquitetura e Design (LIAD), em que são desenvolvidas atividades artísticas, científicas e tecnológicas nas seguintes vertentes: Arquitetura, Construção e Urbanismo. Esta área de conhecimento está também de mãos dadas com os departamentos de Arquitetura, Artes Visuais, Teatro, Cinema e Teoria e História, que são como “sponsors” que financiam todos os anos projetos de curta duração, onde participam tantos alunos, como o corpo docente, além da equipa de investigadores.

A alocação dos estudantes no trabalho de investigação faz-se com a atribuição de bolsas de Iniciação à Investigação, durante o primeiro ano do curso, de Investigação, no segundo, e os Estágios Creditados de Investigação, no terceiro. Neste seguimento, também há espaço para abrir portas ao estrangeiro, abrigando bolseiros e estudantes de doutoramento, pós-doutorados e investigadores.

As parcerias e protocolos que estabelece com diferentes entidades locais, nacionais e internacionais são outros dois fatores de relevância da CEAA, sendo ela uma das associadas da Unesco. Com a cidade que a viu nascer, a ESAP organiza habitualmente eventos artísticos, tal como a Mostra Internacional de Filmes Escolares de Cinema e participa em outros tantos da vida cultural do Porto, como o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – FITEI. Já no campo internacional, mantém uma coesa rede de parcerias na Europa e na América do Sul, o que permite ter duas pós-graduações em regime misto com a Concrete e o New Center of Reserach & Pratice.

No futuro, a estratégia passa não só por reforçar esta cadeia de parcerias e protocolos, como também por aumentar a oferta formativa, por forma a dar resposta às necessidades do ensino artístico em Portugal.