: Mais Magazine:: Comentários: 0

No concelho algarvio onde a sardinha vira festa nacional e o Autódromo Internacional do Algarve o conquistador de troféus lusos, o feito de hastear a Bandeira Azul tornou-se “numa assinalável tradição”. Em 2022 Portimão conta com seis praias galardoadas, uma marina e duas embarcações.

São “oito quilómetros de praias de areias finas e águas transparentes e tranquilas”. É o autêntico destino de “verão azul” – vocacionado “para as famílias de todas as idades e todos os gostos”. Este cenário é o prometido pela Presidente de um dos municípios do Algarve atravessados pela via do Infante, Portimão. Isilda Gomes, à conversa com a Mais Magazine, conta que na presente época balnear o concelho a que preside volta a “ondular a Bandeira Azul”, o que “representa uma insígnia de prestígio”, até “globalmente”, e uma prova de que a água nas praias “cumpre todos os requisitos ambientais, de segurança sanitária e de bem-estar”.

De facto, o hastear da bandeira desta cor, é já uma “assinalável tradição” nesta cidade. Atualmente estão galardoadas seis praias – Alvor Poente, Três Irmãos, Vau, Três Castelos Rocha e Marina de Portimão. Uma marina, a de Portimão, e duas embarcações – Sun Cat I e Sun Boat I. Este rótulo, além de encher de orgulho o ego dos portimonenses, também satisfaz os inúmeros turistas que anualmente por lá descansam, uma vez que vêem “este símbolo” como “garantia de umas férias de qualidade”.

A autarca da região revela que para cumprir com os critérios de excelência das praias, ao longo do tempo, têm “procurado ir ao encontro das necessidades das pessoas, adotando estratégias diferenciadas”, em cada uma. Nas mais “urbanas”, como é o caso da praia da Rocha, uma das maiores e das mais “afamadas” do concelho, o objetivo é conciliar “o lazer com a animação” e em outras, por exemplo as de Alvor, é garantir o “maior recato” e sossego, para proporcionar o ambiente ideal na hora de dar os “passeios à beira-mar”.

Relativamente à segurança das estâncias balneares Isilda Gomes acrescenta que a “autarquia está sempre atenta” e apta para dar uma “resposta”, sempre que se justifique, como sucedeu recentemente com a pandemia de covid-19. Nestes dois anos de vírus – para manter a vigilância nestes locais de prazer onde a descontração é grande, o município contratou “assistentes de praia” que, “ao longo de toda a costa” acompanharam, monitorizaram e informaram “os banhistas sobre a tomada de comportamentos seguros”. Para além disso, incentivaram a realização de formações que foram “dirigidas aos operadores de praia, concessionários e nadadores salvadores”.

O envolvimento da comunidade local em ações de sensibilização também é um compromisso e uma “prioridade da estratégia municipal”. Por isso, promovem regularmente ações de recolha de lixo marinho, “tendo em linha de conta que a conservação do oceano é uma responsabilidade de todos”. Ainda com esse objetivo em mente, Portimão aderiu ao projeto “O Mar começa aqui”, promovido pela Associação Bandeira Azul, o que permitiu que a comunidade escolar do município “apresentasse iniciativas”, sobre a “necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral”, mas também referentes à importância da “qualidade da água doce e salgada, em particular.” A Presidente destaca que foi “com muito orgulho” que assistiu à distinção e premiação das escolas do concelho, no âmbito deste programa.

A preocupação e responsabilização para a consciencialização desta temática não fica pelos habitantes. A Câmara também incentiva os turistas, nacionais e estrangeiros, à prática de boas ações, sobretudo nas praias do território algarvio. Fazem-no ao estimularem “a reciclagem, tanto ao nível da informação, como de equipamentos de recolha diferenciada.”

Isilda Gomes garante que Portimão “não se esgota – de forma alguma – nos meses de verão”. E para combater a sazonalidade desenvolvem “ao longo de todo o ano” eventos “para todos os públicos”, que são uma “referência nacional e internacional”, quer “sejam artísticos”, “desportivos”, “com destaque para os desportos motorizados e para o projeto do Autódromo Internacional do Algarve”, ou náuticos, como “o golfe, o mergulho submarino, o paraquedismo”, entre outros. Esses, “no seu conjunto, reforçam a imagem de um município dinâmico e acolhedor”, acrescenta.

Sendo esta região virada essencialmente para o turismo, a Presidente da Câmara Municipal diz-nos que as perspectivas para o verão que se avizinha são “bastante animadoras” e divulga que até já têm uma agenda preenchida com “eventos ambiciosos”. É o caso do tão desejado regresso do Festival da Sardinha; também o Internacional Masters Futsal; e ainda a “realização de três festivais musicais à escala mundial, cujo impacto na economia local será muito significativo.”