: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Inovinter – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica foi criado em 1998. Hoje, com 13 polos de formação, localizados um pouco por todo o país, vem desenvolvendo um trabalho meritório junto das empresas e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, valorizando os recursos humanos numa perspetiva transversal a todos os setores de atividade.

Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o Inovinter e os valores que o têm guiado ao longo das últimas décadas?

A caminho dos 25 anos de existência podemos dizer que o Inovinter se tem norteado pela promoção e realização de projetos de formação e intervenção social centrados nas pessoas, alicerçados em parcerias fortes que têm como reflexo a valorização nos recursos humanos. De entre os vários valores que sustentam a nossa atividade destacamos a qualidade como um imperativo da nossa intervenção.

Presentemente, qual a oferta fomativa disponibilizada pelo Inovinter e a quem se destina?
A oferta formativa do Inovinter é transversal, fruto da sua dispersão geográfica e conhecimento profundo das necessidades dos diferentes territórios onde intervimos, bem como dos inputs de diversas entidades, privadas e públicas, com quem direcionamos o nosso trabalho. Sempre atentos à evolução e às novas tendências temos apostado nas Soft Skills, Novas Tecnologias e Línguas. Há ainda a destacar uma tendência para as áreas da saúde muito relacionada com as necessidades emergentes do envelhecimento da população portuguesa e o contexto de pandemia que atravessamos.

O Inovinter tem vindo a consolidar as suas metodologias inovadoras de formação. Fale-nos um pouco mais sobre este modelo operacional diferenciado e de que forma constitui uma importante ferramenta na formação de profissionais mais competentes e qualificados?

A metodologia advém da busca e atualização constante dos nossos recursos humanos e da seleção dos melhores formadores para o desenvolvimento e execução do nosso plano de formação. Uma organização dinâmica e atenta às tendências é fundamental nos dias que correm. Para além disso, é importante apostar cada vez mais no follow up da formação, encarar a formação como um caminho a ser percorrido e que nunca se esgota.

O Inovinter trabalha com, e para, os seus clientes e, para isso recorre a formadores e consultores especializados, com experiência comprovada. Tem sido esta uma das vossas facetas mais marcantes e um dos vossos principais diferenciais?

Este é, de facto, um dos elementos diferenciadores e que em muito tem contribuído para o sucesso do Inovinter. Esta “trilogia” – quadros técnicos internos, formadores e parceiros fortes – é a receita do sucesso. A par disto, a capacidade de acompanhar e reagir à dinâmica e evolução da sociedade, com o apoio de consultores especializados nas áreas de intervenção.

O mercado está em constante mutação. As novas demandas exigem respostas rápidas e eficazes. De que forma o Inovinter tem procurado, através da formação ministrada, dar as devidas respostas aos novos desafios?

A formação interna dos nossos quadros, a promoção e incentivo da colaboração entre os diferentes stakeholders da nossa atividade, a cocriação e coconstrução de soluções ajustadas e adaptadas a cada uma das realidades. Assim como a constante busca por soluções inovadoras, são algumas das respostas que temos vindo a dar, tendo em vista uma qualificação cada vez mais efetiva de todos os que recorrem aos nossos serviços, sempre sob o lema “Mais Formação, Melhor Emprego”.