: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Conclusão – Estudos e Formação foi fundada em 1987. Atualmente, conta já com 13 unidades de apoio local onde promove, anualmente, a formação, orientação e valorização profissional de mais de duas mil pessoas. Fique a conhecer um pouco melhor esta entidade de referência na criação de valor para as pessoas e organizações.

Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo Conclusão e quais os valores que a têm guiado ao longo das últimas décadas?

Somos uma empresa que se estabeleceu para prestar serviços nas áreas de Estudos, Formação Profissional e Consultoria Empresarial com a missão de que os nossos serviços sejam diferenciadores pela excelência e reconhecidos pelo mercado. Trabalhamos diariamente para cumprir a missão a que nos propomos dirigindo o foco dos nossos recursos humanos para a eficácia na resposta às solicitações do público. Esta tarefa exige uma grande componente de qualificação técnica e profissional, apresentando-se como a nossa grande capacidade competitiva. Acreditamos ainda que a maturidade e experiência contam para o profissionalismo que colocamos no nosso trabalho e são decisivas para a concretização da nossa missão.

Através das suas 13 unidades de apoio local, a Conclusão vem desenvolvendo um trabalho meritório na promoção de cursos de formação profissional, na elaboração de estudos e projetos e no desenvolvimento de atividades de consultoria empresarial. Presentemente, qual a oferta formativa disponibilizada pela Conclusão e a quem se destina?

Ao longo dos anos temos vindo a alargar a nossa estratégia de atuação local com o objetivo de investir na relação de proximidade com o cliente, apostando na qualificação do serviço e na fidelização dos clientes individuais e empresariais. Assim a Conclusão tem-se vindo a fixar ao longo de Portugal com Unidades de Apoio Local à Formação em Aveiro, Leiria, Lisboa, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Seia, Águeda, Figueira da Foz e Covilhã. A nossa oferta formativa destina-se a particulares e empresas que procurem formação para a qualificação inicial e contínua de ativos, contribuindo para a melhoria da sua empregabilidade e desenvolvimento profissional ou formação específica para as empresas. Neste sentido, temos direcionado a nossa oferta formativa para as principais áreas de formação procuradas pelo mercado: Formação de Formadores; Segurança e Higiene no Trabalho; Coaching, Liderança e Desenvolvimento Pessoal; Marketing Digital; Contabilidade, Fiscalidade e Seguros; Enquadramento na Organização; Regulamento Geral de Proteção de Dados. Não podemos deixar de destacar os nossos produtos estrela, o Curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho e o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, que ano após ano vêm sido desenvolvidos e continuam a ser dos cursos com mais formandos certificados.

A Conclusão tem vindo, nos últimos anos, especializar-se em novas metodologias de formação, permitindo uma resposta individualizada ou em grupo, assente num modelo flexível, autónomo e qualificante. Fale-nos um pouco mais sobre este modelo operacional diferenciado e de que forma constitui uma importante ferramenta na formação de profissionais mais competentes e qualificados?

Como referi acima, o nosso grande objetivo passa por contribuir para a melhoria da empregabilidade e do desenvolvimento profissional dos nossos clientes, assim como, para a formação específica das empresas apoiando-as nas suas estratégias e obrigações legais de formação contínua dos seus trabalhadores.

Ao nível do tecido empresarial prestamos essencialmente serviços de consultoria nas áreas de desenvolvimento empresarial, gestão, finanças, gestão da qualidade, estudos de mercado, marketing e recursos humanos. Cada empresa apresenta os seus quadros diferenciados e, por isso, a nossa metodologia passa por realizar um diagnóstico das necessidades e reavaliação do processo formativo para posteriormente proceder a uma intervenção à medida. Esta metodologia garante o sucesso da intervenção formativa, qualificando e melhorando os recursos das empresas e organizações.

A Conclusão trabalha com, e para, os seus clientes e, para isso, além de ser dotada de colaboradores com competência comprovada, recorre também a formadores e consultores especializados, com experiência comprovada. Tem sido esta uma das vossas facetas mais marcantes e um dos vossos principais diferenciais?

Sem dúvida! Para além de oferecemos um produto de excelência, pretendemos sempre acompanhar o cliente com um serviço de excelência. O testemunho dos nossos formandos tem sido gratificante e muito se deve aos nossos recursos humanos que com extrema competência acompanham os nossos clientes, desde o foro administrativo até ao foro de coordenação da formação.

O mercado está em constante mutação. As novas demandas exigem respostas rápidas e eficazes. De que forma a Conclusão tem procurado, através da formação ministrada, dar as devidas respostas aos novos desafios?

As tecnologias da informação e comunicação desencadeiam novas estratégias, métodos, modelos e ferramentas de formação e criam-se novas formas de aprendizagem facilitadoras e acessíveis aos formandos. Tentamos estar sempre atentos às mudanças do mercado, mas a principal forma de conseguirmos perceber e posteriormente responder às suas necessidades é através da auscultação dos nossos clientes e formadores. Um dos nossos projetos que nos permite também uma vantagem na resposta pronta às necessidades do mercado é o For.Talent. O For.Talent é um centro de incubação de formação à distância que abrange a oferta formativa de quatro empresas parceiras: Conclusão, EdAcademy, EdiCad e JADRC. Nesta plataforma encontra-se disponível toda a oferta formativa em regime de b/e-learning nas áreas de formação oferecidas por estas empresas. Aliado a este projeto surge também o Job.Talent. O Job.Talent é uma iniciativa a partir da qual particulares e/ou empresas poderão apresentar um projeto de formação a distância nas variadas áreas da sua área de conhecimento ou aptidão comprovadas. Seguindo diretrizes de funcionamento e de submissão de propostas, pretende dar a oportunidade a profissionais e novos talentos na área da formação, de conceber, desenvolver e avaliar as suas próprias ações formativas, lançando oportunidades de carreira e promovendo o empreendedorismo.

Com 35 anos de existência a Conclusão é hoje responsável por uma oferta de formação relevante. De que forma a Conclusão irá continuar a trabalhar no sentido de promover a melhor formação, orientação e valorização profissional dos seus formandos?

Propomo-nos diariamente a reforçar a qualidade e competitividade dos nossos produtos e serviços, apostando em relações duradouras com os nossos clientes e desenvolvendo métodos de aprendizagem à medida. Asseguramos a orientação e valorização profissional dos nossos formandos não só através dos nossos serviços qualificados, mas também através de protocolos, parcerias e um Sistema de Gestão da Qualidade. Relativamente aos nossos protocolos e parcerias com diversas entidades, esta é uma forma de direcionarmos os nossos formandos diretamente para o mercado de trabalho, como é o exemplo dos nossos cursos com uma componente prática, orientando-os para uma entidade protocolada onde poderão frequentar um estágio curricular e posteriormente serem inseridos no mercado de trabalho. Complementando estes elementos-chave, a Conclusão é uma empresa que possui um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na norma NP EN ISO 9001, certificado pela APCER com o certificado n.º 2007/CEP.3061.

Pretendemos assim estar à altura de promover a melhor formação, orientação e valorização profissional dos nossos clientes.