: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Ispa foi fundado em 1962, tendo desde cedo assumido um perfil de vanguarda, em linha com as abordagens mais modernas da época. A excelência do projeto pedagógico e científico do Ispa, que assegura a articulação responsável, sinérgica e eficaz entre o estudo, o ensino, a investigação e as necessidades do meio social, tem pontuado os seus 60 anos de expansão, crescimento institucional e notoriedade pública.

O Ispa iniciou atividade na década de 60 e, desde então, tem-se afigurado uma instituição de referência e de mérito reconhecido, a nível nacional e internacional. Com uma oferta formativa inicial muito sólida em diversos ramos da Psicologia, o Ispa ampliou o seu âmbito de ensino para a área do comportamento animal na década de 1980, e foi dando passos decisivos no desenvolvimento e projeção das ciências do comportamento em Portugal. Em 2009, já com a designação de Ispa – Instituto Universitário, cimenta aquela que é atualmente a sua realidade – o Ensino Superior articulado em três grandes áreas de estudo: Psicologia, Biociências e Educação. Esta realidade reflete a excelência do projeto pedagógico e científico, a elevada qualificação do corpo docente, a dinamização de projetos de investigação em nome próprio e em parceria, e o trabalho contínuo em prol das ciências psicológicas, sociais e da vida.

O Ispa apresenta uma oferta formativa ao nível dos três ciclos de estudo do Ensino Superior, contemplando ao longo destes ciclos as suas áreas
de estudo – Psicologia, Biociências, Educação. Atualmente conta com três Licenciaturas: Psicologia, Biologia e Educação Básica. No que diz respeito aos Mestrados, o Ispa leciona no 2.º ciclo de formação superior os cursos de Psicologia Clínica, Psicologia Comunitária, Psicologia da Educação, Psicologia Forense, Psicologia da Saúde, Psicologia Social e das Organizações, Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento, Neuropsicologia, Neurociências Cognitivas e Comportamentais, Biologia Marinha e Conservação, Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne aos cursos de 3.º ciclo de formação superior, a instituição tem disponíveis os Doutoramentos em Psicologia, Biologia do Comportamento, Biologia Integrativa e Biomedicina, Programa Internacional de Doutoramento em Neurociências, Educação.

O Ispa oferece aos seus alunos ferramentas para uma rápida integração no mercado de trabalho e nas carreiras ligadas à pesquisa científica. Aqui, a taxa de empregabilidade nas áreas da Psicologia, Biologia e Educação ultrapassa os 90%. Com um corpo docente extremamente qualificado e com parcerias com dezenas de universidades, o Ispa respira ciência.

A Investigação (I&D) é uma das facetas mais marcantes do Ispa. Através das suas Unidades de Investigação, a instituição atua como coordenadora e participante em diversos projetos, financiados por entidades nacionais e internacionais. Os docentes e investigadores do Ispa estão integrados em quatro Unidades de Investigação e Desenvolvimento, duas na área da Psicologia (WJCR & APPsyCI), uma na área da Educação (CIE) e outra na área da Biologia Marinha (MARE).