: Mais Magazine:: Comentários: 0

O IFA – International Flight Academy é uma empresa portuguesa especialista em formação na área de aviação. Com uma frota própria de aeronaves, simuladores de voo e a mais recente tecnologia ao serviço dos seus formandos, o IFA dá-lhe asas para voar.

O IFA – International Flight Academy atua no mercado europeu, asiático e africano desde 1998. Em 24 anos já treinou centenas de pilotos e tripulantes de cabine que voam nas maiores companhias áreas, o que faz dela uma empresa de referência na formação da nova geração de pilotos e profissionais de aviação, a nível nacional e internacional. “Acreditamos que ao longo dos nossos 24 anos de história temos ajudado os nossos alunos a conquistar os céus e a levar bem alto os seus sonhos”, começa por nos explicar Diana Gaivão, Product Manager do IFA. Por forma a manter a sua posição de liderança, o IFA aposta na excelência pedagógica, através de uma equipa de instrutores experientes e equipamentos tecnologicamente avançados, sejam eles aviões, simuladores de voo, ou material de apoio didático como CBT’s (computer based training). “Ao mesmo tempo por via da quantidade de meios operacionais de que dispomos, cumprimos de forma integral os nossos compromissos com os nossos alunos”, explica ainda.

A oferta de formação do IFA é a mais extensa de Portugal e uma das mais extensas da Europa. Anualmente, a escola forma dezenas de pilotos de linha aérea, pilotos privados, pilotos comerciais, com as mais variadas qualificações, pilotos instrutores, entre outros. Uma vez formados, estes profissionais podem continuar a sua formação no IFA, através da realização de qualificações tipo em Airbus, Boeing, ATR ou Embraer. Ao longo da sua história, o IFA já formou também milhares de profissionais de cabine, através da sua oferta em formação de cabin crew. Paralelamente, e sendo uma empresa com capacidade de manutenção, o IFA tem ainda disponível uma escola de mecânicos de aviões (TMA Técnico de Manutenção de Aeronaves), “uma profissão com enorme procura e saída profissional”.

Às modernas instalações, equipa de profissionais dedicada e vasta oferta formativa, junta-se ainda a forte aposta nos equipamentos mais sofisticados e tecnologicamente mais inovadores. “A tecnologia e a inovação estão sempre presentes na nossa organização, tanto pela qualidade pedagógica que esses equipamentos oferecem aos nossos estudantes, como também por questões de eficiência da própria organização ou até por questões ambientais”, esclarece. Exemplo desta cultura é a adoção de motores diesel para a frota de voo por instrumentos, ou a utilização do avião Pipistrel para a instrução inicial. “São equipamentos com uma grande sofisticação tecnológica que preparam de facto os alunos para carreira de linha aérea”. Falando de inovação, nunca poderíamos deixar de fora o simulador Alsim ALX. Adquirido pelo IFA, este simulador que permite substituir horas de voo por horas de voo simulado, é um dos mais avançados do mundo.

O IFA iniciou o seu percurso com o objetivo de proporcionar aos seus alunos conhecimentos técnicos e experiência na aviação. Desde então, continua com os seus ideais de formação assentes na qualidade e profissionalismo. “Já passámos por algumas crises, como a crise financeira de 2008 ou a pandemia, mas nunca deixámos de percorrer o nosso caminho e de levar aqueles que confiam em nós rumo ao sucesso profissional”. 2020 e 2021 foram anos muito duros para a aviação. Apesar de terem sido períodos muito exigentes, o IFA não deixou de acreditar e de investir no futuro. “Durante esse período mais que duplicámos a nossa frota de voo e a nossa oferta formativa”. O ano de 2022 marcará o regresso a operações aéreas massificadas. Com duas bases operacionais, uma em Cascais e outra em Viseu, o IFA está pronto para “continuar a crescer mantendo os nossos valores e a qualidade que todos nos reconhecem”.