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A QSR Consulting é uma empresa de consultoria estratégica especializada em indústrias com alta intensidade tecnológica, incluindo Aeroespacial e Defesa, Marítima e Energia. Fique a conhecer nesta edição pela voz de Diana Amaral, Chief Operating Officer, um pouco melhor o trabalho desenvolvido pela QSR e de que forma o pode ajudar a melhorar o desempenho competitividade do seu negócio.

Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo QSR e de que forma este projeto foi conquistando o mercado?

A QSR é uma empresa jovem que nasceu com o objetivo de integrar conhecimento, unindo a academia à indústria e potenciando a competitividade desta última. Esta missão é muito maior do que simplesmente colocar a pessoa certa, no lugar certo à hora certa. Da relação de proximidade que criamos com os nossos parceiros, identificamos necessidades de hoje e do futuro, conseguindo antecipá-las através de respostas a perguntas que ainda nem começaram a ser formuladas. Hoje somos parte integrante do AED Cluster Portugal e da EACP, sendo inclusive co-líderes do Skills Working Group. Estamos também presentes no Fórum Oceano.  Já participámos em cerca de uma dezena de projetos internacionais, com vista à atração, capacitação e retenção de talento. Atualmente temos em mãos dois projetos bastante interessantes: o Skill-Up, que visa o skilling, upskilling e reskilling na aviação, e que alia a tecnologia ao desenvolvimento de competências, utilizando a prática real. E somos executantes doo Mar&Ar, este último nacional e copromovido pela AED e Fórum Oceano e cujo objetivo é aproximar os setores à comunidade escolar, estimulando o contacto com a indústria através de atividades como “a indústria vai à escola”.

A QSR trabalha com líderes para ajudar as organizações a prosperar e a alcançar uma vantagem competitiva sustentável. Quais os serviços disponibilizados e de que forma a presente oferta tem contribuído para melhorar o desempenho das organizações?

Vou responder com um exemplo concreto. Imagine o parceiro X que está neste momento num processo de expansão. Este processo obriga-o a recrutar um grande número de colaboradores, tanto juniores como seniores. Ao mesmo tempo, precisa de reorganizar os colaboradores atuais, perceber como potenciar o seu trabalho e dar-lhes ferramentas para o fazer e por último, não menos importante, reorganizar-se internamente: cresceu muito em pouco tempo e há demasiados processos internos que ficaram por construir. Nós ajudamos em todas estas frentes: conhecemos a cultura da empresa e encaixamos os perfis que se adequem, vamos à academia procurar esses mesmos perfis e utilizamos a nossa rede de colaboradores cujas carreiras gerimos. Acompanhamos o processo de integração, desenhamos planos de desenvolvimento individuais e de equipa e potenciamos a gestão e avaliação do talento, tendo sempre por base a visão estratégica da empresa.

Apesar de Portugal possuir uma indústria em crescimento na área da Aeronáutica e Defesa, a retenção e a atração de talento, assim como a formação e treino dos recursos humanos, são um desafio deste ecossistema. De que forma a QSR pode ajudar neste processo?

Acreditamos que a solução passa por, em primeiro lugar, tornar os setores apelativos aos estudantes com workshops, mentorias e sessões de esclarecimento, apresentando parceiros e possibilitando estágios de curta duração para primeiro contacto. Em segundo lugar, por gerir as carreiras dos colaboradores no seio da própria organização, possibilitando o contacto com novas e inovadoras ferramentas e contribuindo para a competitividade da empresa. Finalmente por reconverter profissionais cujas competências adquiridas são uma mais-valia para o setor. Exemplo disto é o trabalho que fazemos com atletas de alta competição. Potenciamos o rendimento atual do atleta, pensando em conjunto o seu futuro e, com esse propósito, desenvolvendo competências facilitadoras de um pós-carreira com aproximação aos nossos setores. 

O que ainda podemos esperar da QSR para o futuro e quais os projetos em cima da mesa?

Acreditamos que ainda há um desafiante caminho a percorrer. Podemos melhorar bastante no desenvolvimento das competências daqueles que serão os profissionais do futuro. É preciso, por exemplo, olhar para esta nova geração e muni-la das ferramentas adequadas: ensiná-la a desafiar-se, a ser mais criativa, capaz de resolver problemas, aprendendo com o erro. Ser, sobretudo, mais resiliente. Ao mesmo tempo, mostrar que tudo é possível. Atualmente não há barreiras, só precisamos de “arregaçar as mangas” e contribuir. E nós QSR queremos continuar a fazê-lo, ouvindo os nossos parceiros e sendo parte integrante da mudança.