: Mais Magazine:: Comentários: 0

Garantir condições que visem o sucesso educativo dos alunos, preparando-os para o prosseguimento de estudos ou para as ofertas formativas profissionalmente qualificantes e para a integração na vida ativa é a principal missão do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré. A diretora Eugénia Pinheiro dá-nos a conhecer um pouco melhor este agrupamento dinâmico, organizado em função da formação e do sucesso dos seus alunos.

O Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré resulta da agregação do anterior Agrupamento de Escolas com a Escola Secundária. Constituído em 2012, o agrupamento partilha um projeto pedagógico comum que abrange atualmente todas as unidades de educação e ensino da freguesia de Gafanha da Nazaré. Com uma oferta formativa extensa, indo do ensino básico ao secundário, ensino Profissional Centro Qualifica e Qualificação/Formação de Adultos. Atualmente o Agrupamento abrange cerca de 2000 crianças e jovens e orienta mais de 500 adultos.

Ser reconhecida como uma escola que, a par de um constante esforço de melhoria nos mais diversos domínios da sua dinâmica interna, procura proporcionar respostas educativas integradoras e inclusivas, é a principal premissa do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré. Para tal, o estabelecimento de ensino vem apostando em projetos inovadores que convidam à participação ativa e colaborativa dos alunos e comunidade, como é exemplo o projeto Mentoria que reforça o trabalho entre pares, bem como o GAAF (Gabinete de Apoio ao aluno e à Família), que pretende envolver as próprias famílias no desenvolvimento de competências académicas, de autonomia, responsabilização, de âmbito afetivo e de integração escolar. “O agrupamento diferencia-se por projetos reconhecidos nas áreas do Ambiente e Ecologia (Eco- Agrupamento, Escola Azul), Escola Promotora de Saúde e Smart Scholl Lab, com projetos reconhecidos a nível nacional e internacional, Desporto Escolar e Centro de Formação Desportiva de Surf, Vela e Canoagem, Gafe Bike Lab com uma oficina de bicicletas, Clubes de Música, Anim’Arte, Express’Arte, Rádio e Clubes de Ciência Viva, entre outros”, enumera Eugénia Pinheiro.

Esta é sobretudo uma instituição que prepara os alunos para o futuro, através de uma grande variedade de experiência, mas também, e sobretudo, através de um acompanhamento que se estende para além das quatro paredes da sala de aula. “Monitorizamos o percurso dos alunos após conclusão do ensino secundário e reforçamos a rede de parcerias com as empresas que acolhem formandos em contexto de trabalho”. Tendo por base esta visão e valores, os cursos de formação lecionados pelo Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré são certificados com o Selo EQAVET, que comprova que o Ensino Profissional promovido pelo agrupamento está alinhado com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a Educação e Formação Profissionais (EFP).

Inovação nos métodos de aprendizagem

A aposta na adequação das metodologias e práticas ativas nos processos de ensino-aprendizagem, no sentido da consecução do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, é uma das principais preocupações do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré que tem apostado em proporcionar aos seus alunos contextos diferenciados de aprendizagem. “O Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré tem procurado acompanhar a inovação pedagógica apostando na autonomia e flexibilidade curricular e na formação docente”. Para além disso, a adesão a projetos na área da inovação pedagógica tem sido um dos grandes aliados do estabelecimento educativo, com vista a um ensino mais inovador e vocacionado para o sucesso educativo dos seus alunos.