: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com 150 anos de história, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário afirmou-se como uma escola de referência da cidade do Porto na formação de várias gerações de famílias que procuravam e procuram para os seus filhos uma educação de excelência aliada à formação humana segundo valores cristãos. Susana Sousa, Diretora Pedagógica, dá-nos a conhecer o Rosário.

Em 1872 nascia o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, propriedade do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em Portugal. Se o legado histórico de que é portador é uma marca da sua identidade, não menos o é a capacidade de, a cada momento, criar espaços novos de desafio na formação académica e humana dos seus alunos. Hoje, o Colégio mantém-se fiel aos seus valores, propondo aos alunos uma formação académica de qualidade, pautada pelo rigor e pela exigência, e uma formação humana que assenta na atenção ao mundo em cada momento histórico e na corresponsabilização para a sua transformação. “Procuramos que cada aluno encontre no Colégio um espaço onde se sinta acolhido, integrado e feliz e onde seja possível desenvolver-se em todas as suas dimensões. Incentivamos atitudes de perseverança e responsabilidade face ao trabalho e comportamentos de autonomia face às suas aprendizagens e à sua vida”, explica Susana Sousa.

O Rosário recebe alunos a partir do Pré-Escolar até ao 12.º ano. Assim, a generalidade dos alunos mantém-se no Colégio de 8 a 15 anos pelo que é possível partir do conhecimento aprofundado de cada aluno para com ele/ela desenvolver um trabalho de aprofundamento das suas competências e potencialidades. Segundo a Diretora Pedagógica, “o que melhor distingue a proposta educativa e de formação do Rosário é o facto de trabalhar de forma consistente e continuada com cada aluno, potenciando ao máximo os dons de cada um, ajudando-os a traçar caminhos de desenvolvimento pessoal e oferecendo-lhes as ‘ferramentas’ necessárias para que desenvolvam as suas competências a partir de um processo autónomo e autorregulado de construção de conhecimento e de formação pessoal.”

É com este propósito que o Rosário inclui na sua proposta curricular projetos que, ao longo de todo o percurso de formação dos alunos e muito particularmente a partir do 5.º ano, trabalham intencionalmente outras áreas da formação humana para além da vertente académica, como: o Projeto OIA, que ajuda os alunos a construir projetos individuais de vida, comprometendo-se com o desenvolvimento das suas competências e potencialidades, no sentido de melhor servir os outros; o Projeto Ruah, que ajuda a fazer um processo individual de descoberta do seu mundo interior, dando sentido às suas vivências; o Projeto de Desenvolvimento Humano, que pretende aprofundar e exercitar a atenção dos alunos ao
momento presente, desenvolvendo a capacidade de analisar a realidade atual de forma crítica e encontrando caminhos de ação nos contextos da sua vida; ou Oficinas de Artes, Tecnologias, Desporto e outras áreas relacionadas com as Expressões, que possibilitam a expressão pessoal através da música, da dança e do teatro.

Todas as vertentes de formação que o Colégio propõe aos seus alunos têm como objetivo último e fundamental permitir que cada um desenhe o seu caminho pessoal na construção de um projeto de vida único.

Hoje, um aluno que frequente o Colégio de Nossa Senhora do Rosário sabe-se comprometido com a construção de uma sociedade mais justa e socialmente mais equilibrada. “Desde sempre, mas muito particularmente no momento histórico em que nos encontramos, é fundamental que os nossos alunos estejam proativamente comprometidos com a mudança das estruturas sociais injustas e com a construção da paz.
Este foi desde sempre o enfoque principal da formação humana dos nossos alunos. A formação no Colégio dá um conhecimento alargado do que significa ser cidadão do mundo. O Rosário é um espaço de formação académica e humana verdadeiramente desafiante, comprometido e comprometedor”, conclui Susana Sousa.