: Mais Magazine:: Comentários: 0

Situado no centro histórico de Guimarães – património da UNESCO – perto de todos os pontos de referência e numa das mais pitorescas ruas da cidade, o Hotel Mestre de Avis apresenta-se como um conceito não consensual, mas admirado e apreciado por muitos dos visitantes. É o que nos confidencia em entrevista Rosa Roeder, proprietária e gerente da unidade hoteleira instalada na cidade berço da nação.

O Hotel Mestre de Avis, situado no centro histórico de Guimarães, é muito mais que um hotel: é uma forma diferente de pensar a hotelaria. Criado em 1998, fruto da reconstrução de uma casa em ruínas e de uma vontade e paixão de elevar a hotelaria da cidade, o Hotel Mestre de Avis é um ex-libris vimaranense. Perfeitamente enquadrado na arquitetura daquela praça histórica, o hotel conserva a fachada original, enquanto o interior foi completamente reconstruído, mas sem descurar a identidade da casa original. A revitalização do espaço deu-se pelas mãos de Rosa Roeder, proprietária e gerente do hotel. A ideia era criar algo diferente daquilo que existia, com muita atenção aos detalhes. Em 2011, o espaço ganhou uma nova vida, não só por se ter convertido em hotel, mas também porque aliava ao requinte uma galeria de artes. Um conceito não consensual, mas admirado e apreciado por muitos dos visitantes.

Numa atmosfera em que impera o design e a estética, ao longo de todo o hotel estão expostas mais de 50 peças de artistas nacionais e também internacionais, inclusive em alguns dos 16 quartos individuais, duplos e familiares, com particular atenção para os quartos deluxe – de maior dimensão e com vista privilegiada para a cidade – com uma grande e importante diferenciação: alguns deles com obras originais de grandes artistas. Sob a cama de um destes quartos podemos observar uma grande tela original de Carmen Touza e num outro obras originais de Orlando Pompeu. Em cada quarto está ainda presente um livro da história de Guimarães, que serve também de roteiro turístico. Mas se o livro não responder às curiosidades e informações turísticas, existe sempre alguém na receção para prontamente esclarecer qualquer dúvida ou para aconselhar o melhor dos roteiros em família, ou a dois. Não estivesse o Hotel Mestre de Avis no sítio ideal para visitar a pé os melhores e mais fascinantes locais históricos, culturais e de lazer da cidade de Guimarães.

Um hotel sustentável e amigo do ambiente

A sustentabilidade ambiental, o respeito pela natureza e o querer fazer mais e melhor são valores inerentes ao Hotel Mestre de Avis, que tem vindo a apostar em práticas mais sustentáveis, tendo sido galardoado, em 2021, com a distinção “Green Key”. “Foi uma confirmação de todo o nosso trabalho e esforço em prol da proteção do ambiente. O ambiente pertence a todos nós – mas eu iria mais longe – o ambiente também somos nós“, assume Rosa Roeder. O respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental no negócio é uma das principais preocupações da entrevistada que, desde o início da atividade, vem apostando na implementação de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente. “Implantámos medidas para a redução de resíduos, redução de consumo de água e redução de consumo de energia elétrica”. É desta vontade imensa de fazer diferente que resulta este hotel fascinante. O Hotel Mestre de Avis procura renovar- se, reinventar-se e surpreender a cada ano. Numa altura em que nunca fez tanto sentido o “vá de férias, cá dentro”, chegou a hora de dar uma escapadela até ao norte do país e deslumbrar se com o que este tem para lhe oferecer.