: Mais Magazine:: Comentários: 0

Num país envelhecido, onde a desertificação é uma realidade e onde os jovens procuram os polos urbanos para iniciarem a sua vida, Braga foge à regra e mostra estar a par do dinamismo vivido em Lisboa ou no Porto. Recheada de tradição e cultura, falamos sobre a freguesia de São Vicente e entrevistámos o seu presidente, Daniel Pinto.

“São Vicente compreende um território dinâmico, vivo e com uma centralidade única no concelho de Braga”, é com esta frase que o Presidente da Junta começa a nossa conversa. O foco está em garantir que a população tenha resposta aos problemas que existem hoje em dia e, como Daniel Pinto refere, mantendo o respeito à memória e ao passado. “Neste sentido, identificamos como pilares de atuação para os próximos anos, políticas com impacto na educação e cultura”, adianta o Presidente assegurando que a aposta se encontra em programas de desenvolvimento de projetos na coesão social e no contacto entre gerações, em programas e desenvolvimento na saúde e na sustentabilidade comunitária, mas com muitos mais projetos em mente.

Sendo Braga uma cidade em crescimento populacional e estando São Vicente bem no centro, a freguesia é por si só convidativa para pessoas que aqui queiram desenvolver os seus negócios e vida. Para que isto seja possível Daniel Pinto dá ênfase ao facto de ser necessário “desenvolver projetos e articular junto das entidades competentes o aumento da qualidade de vida”.

Falamos em viver em São Vicente, mas os seus visitantes também são levados em conta. Para chamar a atenção destas visitas estão em curso diversos projetos, alguns deles em parceria com outras freguesias. Um desses projetos é a marcação no território de um percurso pedestre desde São Vicente às margens do rio Cávado. Outro passa pela criação de um espaço de lazer num local sobranceiro sobre a cidade. “Continuaremos a promover o património, as instituições e as pessoas da nossa freguesia”, garante.

Como já referimos, a cultura e tradição são aspetos de destaque na cidade e, para que estes não sejam esquecidos, o Presidente adiantou-nos algumas das iniciativas programadas para o seu próximo mandato, como é o caso da “Comunidade L, projeto que visa aproximar a leitura das pessoas, exposições de arte e cultura e vamos ao desenvolver momentos e projetos que visam estimular o contacto da comunidade com todo o tipo de cultura”.

Outro ponto fulcral do executivo desta freguesia é o empenho em manter uma relação estreita entre o executivo e a população. “A proximidade às populações, o conhecimento do território, o gosto pela resolução dos problemas que vão surgindo nas comunidades” são, de acordo com o Presidente, as características que têm pautado a ação dos eleitos locais. Tendo isto em conta, será iniciado o projeto Presidência de Proximidade para reformular a forma de comunicação com a comunidade.

“Hoje, apostamos numa política de proximidade, garantindo a qualidade e oferta cultural, trabalhando diariamente para melhorar a coesão social e a justiça intergeracional.” Conclui assim Daniel Pinto, deixando-nos o convite para visitar esta freguesia central de uma das cidades mais antigas da Europa.