: Mais Magazine:: Comentários: 0

Fazemo-nos novamente à estrada para levar até si esta edição da Mais Magazine. E para isso entramos naquele que é um dos grandes símbolos do progresso no século XX, e que continua a sê-lo no século XXI – o automóvel. Máquina de sonho para muitos, diabolizada por outros, o que é certo é que o automóvel revolucionou as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, até aos anos 60 do século passado, era um luxo apenas alcançável por uma minoria. Num país pobre e atrasado, as viagens eram raras e faziam-se a grande custo. As motorizadas de fabrico nacional percorriam as estradas de terra batida de todo o país, ou as ruas calcetadas das vilas e cidades portuguesas. A partir dos anos 70 a chegada da democracia significou também o acesso a pequenos “luxos”, como ter um “utilitário” para poder trabalhar, ir de férias ou passear. Ao volante de um automóvel as distâncias ficaram mais pequenas e os horizontes maiores.

Para além de uma máquina impressionante e, nalguns casos, de uma bela peça de design, o automóvel continua a ser um símbolo de liberdade. Um companheiro que nos “atura” longas horas no trânsito urbano ou que nos leva em escapadas pelas belíssimas estradas que temos hoje no nosso país, ou mesmo por essa europa fora… Há um mundo cheio de cor e ternura preservado na memória de quem se lembra do fascínio de pegar num volante pela primeira vez, ou da primeira chegada a um destino que parecia inalcançável.

Não podia deixar de fazer uma referência ao cinema, e lembrar essa mítica road trip de Paris a Amsterdão feita pelo senhor Hulot (Jacques Tati), no seu hilariante Trafic (1971). Uma viagem cheia de peripécias, só possível graças às oficinas e mecânicos que existiam ao longo dos cerca de 500 km que separam as duas cidades. Vem tudo isto a propósito da revista que tem nas suas mãos, cheia de empresas que tratam dos nossos automóveis com o cuidado e brio que eles merecem. Ou que comercializam as peças e componentes necessários para que durem muitos anos nas nossas mãos. Automóveis e todos os outros veículos de que dependemos para manter o nosso estilo de vida e conforto.  

Mas falando em longevidade, e até porque o automóvel foi inventado ainda no século XIX, temos espaço ainda para empresas centenárias na nossa revista. Da siderurgia aos têxteis, autênticos símbolos da indústria, a um dos hotéis mais bonitos e luxuosos do nosso país. Aliás, sugestões de visita não faltam, de Trás-os-Montes ao Algarve há muito para ver e ler nestas páginas. Fortalezas e memórias de batalhas servem de pretexto para dar um salto a localidades com muito para contar.