: Mais Magazine:: Comentários: 0

De portas abertas desde 2011, o Panorama Restaurant & Lounge Bar proporciona uma agradável seleção de pratos variando entre a gastronomia tradicional e internacional. Como o próprio nome sugere, tem excelente vista sobre a área balnear de Porto Santo e o pôr-do-sol. A qualidade dos alimentos, aliada à sua localização, tornam o Panorama Restaurant & Lounge Bar um dos sítios obrigatórios a visitar por quem passa pela ilha, como nos conta o Chef Ricardo Ferreira.

O Panorama Restaurant & Lounge Bar é um dos restaurantes mais recomendados da magnífica ilha de Porto de Santo. Situado no mercado, este espaço tem-se impondo como um dos mais conceituados e procurados da ilha, graças à sua cozinha irreverente e vista de cortar a respiração.
O Chef Ricardo Ferreira é o responsável pelas maravilhas gastronómicas que saem da cozinha diretamente para a sua mesa. Aqui a gastronomia vai ao encontro da tradição portuguesa, apresentando um toque de contemporaneidade que conquista o paladar de todos os que por aqui passam. O destaque vai para a vasta seleção de carnes, todas elas grelhadas, de diferentes origens, incluindo os Açores. “Mas o prato que mais surpreende os nossos clientes é o nosso atum braseado com puré de batata- -doce e gengibre”, confidencia o Chef.
O serviço de bar, com uma grande variedade de vinhos, vinhos da Madeira e ponchas é outra aposta ganha do espaço. Durante o verão os espumantes e os vinhos brancos são as principais escolhas, mas são também cada vez mais os clientes que optam pelo afamado vinho da Madeira, quer para dar início, quer para finalizar em beleza a sua experiência gastronómica. O último toque fica a cargo da tradicional poncha, que com calor ou frio sabe sempre bem.

A celebrar o décimo aniversário o Panorama Restaurant & Lounge Bar é sinónimo de sucesso. Para Ricardo Ferreira, o profissionalismo e irreverência com que a casa sempre se manteve no mercado ditou o sucesso do projeto. “O balanço é muito positivo principalmente pela aprendizagem. Mantemos a mesma equipa já há alguns anos, o que num destino sazonal como Porto Santo não é fácil. O nosso grande investimento é nos recursos humanos, são eles os responsáveis pelo nosso sucesso. Para além disso, o Panorama sempre se destacou por ser diferente. Adoramos sair da nossa zona de conforto. A verdade é que, muitas vezes, os clientes aceitam a sugestão de ficar nas ‘mãos’ do chef que lhes proporciona um menu de degustação ímpar”. Para além disso, o serviço cuidado é outra das valias do espaço que se destaca ainda pelo transfer grátis, que torna a experiência mais personalizada.
Chegou a hora de dizer adeus a 2021 e brindar a 2022. Em ano incomum, uma boa dose de criatividade ajuda a fazer a festa. Ricardo Ferreira deixa-lhe a sugestão de menu do Panorama Restaurante & Lounge Bar para a noite mais especial do ano, onde não falta requinte e sobretudo muito sabor. “Temos preparado um menu especial para a noite mais aguardada do ano, composto por cinco momentos: Começaremos com um agradável Amuse- -bouche. Para a entrada temos reservado um maravilhoso carabineiro ao natural acompanhado de maionese de lima. Para
prato de peixe teremos o filete de robalo fumado, fregola e espargos. O bife Ancho, puré de funcho e legumes baby, são a nossa sugestão de prato de carne. Por último, a sobremesa que este ano é surpresa dos chef’s”, confidencia. Nós ficamos com água na boca só de imaginar. Por isso, o melhor mesmo é rumar até Porto Santo e com(provar) tudo o que lhe dissemos. Não se vai arrepender.