: Mais Magazine:: Comentários: 0

Ivone Neves é o rosto da Induplano, um espaço onde arquitetura, design de interiores, criação e inovação se unem numa simbiose harmoniosa. Aqui cada projeto é único, conjuga funcionalidade e beleza, mas não se reduz ao domínio dos fins práticos. O utilitário está lá, mas ultrapassa a finalidade: inclui postura e personalidade. Cada espaço é transformado numa experiência, pessoal e única.

Há um importante mundo interior, mais valorizado do que nunca: o nosso lar. A pandemia veio despertar a necessidade de conforto em cada espaço e, essencialmente, no nosso canto, na nossa casa. É precisamente na criação de um espaço único, carregado de identidade, que a Induplano é especialista. Seja numa obra integral, na criação de um ambiente de raiz ou em complexas remodelações de interiores, há o carinho e empenho de uma equipa que vai desde o atelier de design e arquitetura, à produção de peças personalizadas criadas de raiz, passando por um conjunto de especialidades técnicas em obra. Para se conhecer a Induplano é necessário primeiro conhecer a mentora de todo este projeto, Ivone Neves. As linhas dos seus projetos são também as linhas da sua história e da sua personalidade, e é isso que a torna única no meio. Apaixonada pelo que faz, iniciou a sua aventura no mundo do design de interiores há mais de uma década com a criação da Induplano. A empresa é hoje focada no design e na produção de peças de luxo, com marcas internacionais como Fendi, Bentley, Versace, Minotti, Baccarat, e muito mais. Com a excelência aliada ao glamour, a Induplano faz da inovação uma das suas armas para criar espaços de design sofisticado, mas com detalhes ecléticos (peles e pedras naturais como python, ray, avestruz, raposa, vison, chinchila, ônix, mármore, madrepérola, coral ou cristais são apenas alguns exemplos). É sabido que no design de interiores não existe um caminho único, não há fórmulas e não existem espaços iguais. Por essas razões, Ivone Neves considera que cada cliente é único, pelo que interpretar as necessidades de cada um é essencial. Para a empresária, “a criatividade e o elevado sentido estético” são duas variantes que definem o seu trabalho. No entanto, seria redutor cingir a Induplano apenas a isso. A empresa é feita de várias histórias, de desafios e de muitos sucessos. Os ambientes criados são uma fusão entre o chique (o glamour) e o descontraído.

Sinónimo de tudo isto é o desenvolvimento de um novo conceito numa das unidades do grupo SANA Hotels. “Trata-se do Hotel Epic Sana Marquês. Procurou-se surpreender o hóspede e acho que foi plenamente conseguido. Logo que entramos no lobby somos transportados para um mundo exótico que tem origem nas muxarabis, a iluminação estudada, aos veludos estampados, as mármores cuidadas e jardins verticais bem conjugados. Para este hotel com 400 quartos conseguimos imprimir inovação e design, provocando uma atmosfera intimista e ao mesmo tempo impactante, enquanto que os quartos são relaxantes convidando ao sossego e tranquilidade. Não esquecer a beleza do SPA que inova tecnologicamente conjugado com o relax que esta impregnado em toda a sua área”, elucida a empresária. “O Epic Sana Marquês é um mundo inesperado de sensações onde a cada virar de esquina nos deparamos com atmosferas envolventes, surpreendidos pelo detalhe e pela singularidade”, acrescenta. Neste trabalho, houve ainda o desafio de levar o hóspede a sentir-se em casa. “No caso das unidades hoteleiras este sentido é mais lato e, sem dúvida, pautado por conforto, acolhimento, intimidade e beleza. Fazer sentir o hospede em casa numa unidade deste tamanho implicou um trabalho árduo entre a equipa hoteleira e a equipa de arquitetura de interiores”. Ivone Neves considera que os vários trabalhos concebidos em vários grupos hoteleiros são muito importantes, uma vez que muitas vezes marcam a história de uma geração: “Não tenho dúvida. A nossa marca profissional está profundamente representada no hotel Epic Sana Marquês. Quem nos conhece identifica a nossa imagem. Faz parte da nossa alma”. Com uma diversidade de projetos em portfólio, que apenas comprovam o caráter camaleónico de quem procura fazer de cada novo trabalho a resposta certa, Ivone Neves explica como é importante em cada projeto “utilizar os elementos certos, que nos fazem revitalizar e descansar para novas etapas da nossa vida ou para mais um dia de trabalho. Temos de saber ouvir o cliente, procurar os seus anseios e corresponder às suas espectativas”.

Apesar de todos os projetos contarem com todo o coração da empresária, para Ivone Neves uma das grandes paixões é o trabalho residencial, onde pode “criar conceitos mais intimistas e de acordo com a vontade do cliente”, vinca. “Decoração é algo que se faz com o coração. Que se imprime amor e que nos faz sorrir”, conta, transmitindo o seu conceito de decoração: trabalhar com uma imensa paixão. Dito isto, a empresária destaca que para um projeto não se pode trabalhar apenas com o coração: “Deveremos ter técnica, que não vai brilhar da mesma forma se não tiver amor. Digamos que a técnica e o coração são indissociáveis”. Questionada sobre qual o projeto que mais a marcou, Ivone Neves foi perentória na sua resposta. “Todos os nossos projetos são realizados com o maior carinho. Não posso dizer que uns tenham mais atenção do que outros. Talvez os quartos de crianças nos façam sorrir de uma outra forma, mas o que mais nos satisfaz é o olhar do cliente, as palavras que ouvimos e a amizade que nos oferecem”.

A Induplano dá forma à essência que se manifesta de modo plural, em diversos sentidos. O conforto é uma das bases de trabalho, mas o espaço é trabalhado em cores macias ou vibrantes, não esquecendo a luz que invade o espaço, ou a penumbra, mais intimista. Há também atenção nos materiais, que exprimem duração ou efemeridade, nunca descorando de um lado glamoroso. No inusitado de um detalhe de acabamento fazem a sua diferença e é no objeto de luxo entendido como excesso que valoriza, que exalta riqueza a favor de quem usufrui da obra. Confiar no olhar de Ivone Neves é garantia de que, no final do projeto, se vai sentir único, num espaço só seu. Qualquer projeto chave na mão conta com a máxima personalização, desde o primeiro traço, a momentos decisivos, com a possibilidade de conceção de mobiliário e peças decorativas à medida. Com uma equipa fantástica de arquitetos e designers, a empresa tem abraçado projetos cada vez mais importantes, projetando a Induplano para o topo da arquitetura de interiores, não só em Portugal como no estrangeiro. “A criação de peças é inevitável pois faz parte da nossa essência. Criamos o equilíbrio perfeito entre o clássico e o vanguardista, com um toque de sofisticação e elegância. Perseguimos apenas a perfeição”. Com um presente e passado carregado de sucesso, o futuro trará novas surpresas: “Projetos futuros? Será uma surpresa a anunciar muito em breve e de que muito nos orgulhamos”, conclui Ivone Neves.

Leave a Comment