: Mais Magazine:: Comentários: 0

Desenvolver e qualificar o serviço público de educação é a principal premissa do Agrupamento de Escolas Damião de Goes. Orientado por valores de dedicação e compromisso, o agrupamento vem perpetuando um ensino que promove a aquisição das aprendizagens curriculares e o desenvolvimento de saberes, aptidões e atitudes, que permitam a todos os seus alunos a igualdade de oportunidades e de sucesso.

O Agrupamento de Escolas Damião de Goes foi constituído em 2010 e dele fazem atualmente parte a Escola Secundária Damião de Goes, a Escola Básica 2, 3 Pêro de Alenquer, as Escolas Básicas do JI/1º ciclo de Paredes e Santana da Carnota e Escolas Básicas de 1.º Ciclo de Alenquer e Cheganças. Ao longo dos seus 12 anos de existência o agrupamento procurou ser uma estrutura educativa pública que, nas suas múltiplas valências e ofertas, teve sempre como foco a formação integral dos seus alunos, a melhoria das suas capacidades sociais e humanas e o seu sucesso, fomentando sempre uma cultura de inclusão, participação, solidariedade, partilha, respeito e cidadania ativa.

Com uma oferta educativa ímpar, o Agrupamento de Escolas Damião de Goes vem pautando a sua ação por critérios de rigor e exigência, proporcionando a todos os seus alunos a realização de aprendizagens de qualidade, capazes de garantir resultados educativos de excelência. “O Agrupamento Damião de Goes possui, de momento, uma enorme heterogeneidade de alunos e formandos, dado que procuramos acomodar e incluir todos os que nos procuram”, explica António Albano, subdiretor do agrupamento escolar.

Presentemente, com uma oferta educativa que abrange desde o Jardim de Infância ao Ensino Secundário, o Agrupamento de Escolas Damião de Goes proporciona ainda à comunidade escolar um conjunto de ofertas educativas de vertente profissional, e que constituem hoje uma importante ferramenta na preparação dos seus alunos para singrarem a nível pessoal e profissional. “O Agrupamento tem atualmente disponíveis os cursos profissionais de Técnico/a Comercial, Técnico/a Auxiliar de Saúde, Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico/a de Logística e Técnico/a de Apoio à Gestão”. Para além desta oferta, o agrupamento espera iniciar no próximo ano letivo o curso de Técnico/a de Agências de Viagens e Transportes e o curso de Técnico/a de Soldadura, que se realizará em parceria com a empresa MCG – Mind for Metal, onde decorrerá toda a formação tecnológica. “

A oferta profissionalizante é um fator de desenvolvimento local, mas não só. É também uma mais-valia para o país possuir uma força de trabalho com o nível de conhecimentos e competências que os nossos alunos adquirem ao fim do ciclo de formação e que se reflete nas altas taxas de empregabilidade”, ressalva António Albano. Esta aposta do agrupamento nos Cursos Profissionais foi reconhecida, em 2021, com a atribuição do selo de qualidade EQAVET.

O Agrupamento de Escolas Damião de Goes aposta ainda em projetos que procuram desenvolver competências nos seus alunos e, ao mesmo tempo, fortalecer a ligação destes à escola e à comunidade. “No contexto da nossa missão e valores, achamos fundamental a relação agrupamento/comunidade, apostando na parceria entre o agrupamento e a Câmara Municipal de Alenquer, bem como com as várias Juntas de Freguesia, com o tecido empresarial, instituições de solidariedade social e Associação de Pais e Encarregados de Educação”. Uma relação que se traduz na colaboração e participação em projetos e protocolos de colaboração, bem como na participação em múltiplas estruturas sociais e educativas do concelho de Alenquer. Para além disso, o Agrupamento de Escolas Damião de Goes vem apostando no desenvolvimento de metodologias de trabalho que assentam em dinâmicas colaborativas suportadas numa maior presença de recursos de natureza digital.

Além desta mudança de práticas, o agrupamento tem procurado proporcionar aos seus alunos diversificadas experiências, através de projetos inovadores como são exemplo o Projeto Escola Ubuntu, Erasmus +, Projeto Eco- Escolas, Projeto Escola Promotora de Saúde, Projeto EPIS, Projeto Empreendedorismo na Escola, Projetos SELF e DELF, Projeto PEPA, Ciência Viva, Centro de Apoio à Aprendizagem, Laboratórios de Aprendizagem, Serviço de Psicologia e Orientação, Desporto Escolar, bem como projetos na área da literacia dinamizados pelas Bibliotecas Escolares.