: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio do Sagrado Coração de Maria – Lisboa tem uma tradição de 80 anos ao serviço da educação. Como disse à Mais Magazine o Diretor Pedagógico, Paulo Ribeiro Campino, estudar no SAGRADO é uma tradição de várias gerações de famílias que procuram um projeto educativo centrado no desenvolvimento integral dos alunos e nos valores cristãos para a promoção do bem comum.

O SAGRADO é um colégio certificado em ambiente, qualidade e segurança e “como Colégio das Irmãs do Sagrado Coração de Maria é caracterizado por uma educação de rigor e excelência académica, a par de uma relação pedagógica de proximidade e cuidado. O nosso propósito educativo é ajudar cada aluno e aluna a alcançar o seu máximo potencial escolar, humano e espiritual e colocá-lo ao serviço da transformação do mundo que sonhamos mais justo, solidário e mais ecológico e inclusivo”. Do Pré-escolar ao Ensino Secundário, o colégio cumpre a oferta curricular do Sistema Educativo Português e acrescenta-lhe valor com estruturas físicas modernas e adequadas, mas acima de tudo com uma abordagem pedagógica inovadora: como a metodologia de trabalho de projeto, particularmente no Pré-escolar e 1.º CEB; com integração educativa das novas tecnologias; com reforço de áreas curriculares, como o Português, Matemática ou Inglês, e em todas as disciplinas específicas de cada um dos Cursos do Ensino Secundário; com áreas de valorização curricular, como Cinema, Jornalismo, Ciência e Arte, no caso do 3.ºCEB, ou Técnicas de Expressão e Comunicação, o Projeto Desenvolve-te, Empreendedorismo, Programação/ Análise de Dados e Fazer Ciência, no caso do Ensino Secundário. A avaliação, por seu lado, surge de modo natural e constante, permitindo aos docentes monitorizar o processo ensino -aprendizagem e aos discentes irem verificando as áreas fortes e as áreas de melhoria, realizando um progresso continuado, de acordo com as necessidades específicas e com uma diferenciação e acompanhamento psicopedagógico adequados.

Considerando a importância do Inglês na preparação dos alunos para uma participação alargada e qualificada no mundo atual, foi estabelecido um protocolo com a Universidade de Cambridge, garantindo uma abordagem pedagógica de qualidade e a certificação da proficiência linguística dos estudantes.

Cada criança, cada adolescente tem em si um enorme potencial interior, por isso o Colégio cuida da dimensão rica do ser pessoa, criando ambientes e contextos favoráveis à sua expressão e estimulando uma vivência espiritual que não se encerra em si própria, mas antes se lança ao encontro do outro. Os alunos são desafiados a envolver-se em ações de voluntariado e missão, em articulação com outras instituições da sociedade civil ou da igreja em Portugal, mas também em Timor, onde as Irmãs do Coração de Maria têm uma comunidade na qual acontece, no verão, uma missão para a promoção da Língua Portuguesa e Evangelização. “Educamos o olhar para uma ecologia integral, em que cada um, com as suas opções diárias e o seu modo de vida, é responsável pela nossa casa comum. Promovemos a participação cívica e democrática dos nossos alunos em estruturas, como a Associação de Estudantes ou projetos de reflexão, como o SAGRADO MUN”, adianta Paulo Ribeiro Campino.

Consciente da importância de toda a comunidade educativa, o Colégio valoriza e incentiva a qualificação profissional e as qualidades humanas dos seus colaboradores, bem como uma relação próxima e regular com as famílias, uns e outros elementos indispensáveis na missão educativa.

Com os olhos postos no futuro e com a certeza de que a educação é a obra que produz frutos mais certos, mais extensos e duradouros, o Colégio assume uma tarefa muito desafiante, que abraça com espírito de missão: “vivemos desafiados num propósito de transformação pessoal e compromisso na transformação do mundo para que todos tenham vida!”