: Mais Magazine:: Comentários: 0

Num cenário de revolução no termalismo clássico, as Termas da Piedade, integradas no Your Hotel & Spa Alcobaça, destacam-se pela abordagem inovadora e pela busca incessante pela excelência nos tratamentos oferecidos, nomeadamente ao nível da hidrocolonterapia.

Como descreveria a abordagem única das Termas da Piedade no tratamento de hidrocolonterapia?

A vocação terapêutica destas águas na prevenção de doenças do aparelho digestivo já é antiga na região, estando enraizada na sua génese e divulgada no seio do Termalismo Nacional, sendo a única estância termal a nível nacional com uma abordagem multidisciplinar a nível do Hidrocolon.

As Termas da Piedade estão habilitadas e certificadas para a prática do hidrocolon através de equipamentos modernos, normas de segurança e higiene reguladas e validadas por entidades externas. Existe acompanhamento de enfermagem durante a cura termal e reavaliação médica periódica, assim como terapias sinérgicas a todo o tratamento, nomeadamente massagens e técnicas de relaxamento antes, durante e após o tratamento. Simultaneamente, as Termas da Piedade, fruto das outras vocações terapêuticas nomeadamente a músculo esquelética e dermatológica, têm reunidas todas as condições para proporcionar um tratamento altamente diferenciador a cada cliente que procura esta estância termal.

Quais são os benefícios mais comuns que os clientes relatam após realizarem sessões de hidrocolonterapia?

A hidrocolonterapia permite a limpeza do intestino, o que ajuda em problemas de obstipação, causando uma sensação de leveza e bem-estar. Mas a maior vantagem deste procedimento nas Termas da Piedade é a absorção dos minerais contidos nesta água termal, como o sódio, potássio, magnésio, cálcio e sílica, entre outros, que são anti-inflamatórios. A inflamação é responsável pelo aparecimento de múltiplas doenças e pelo agravamento de outras já existentes, pelo que a sua diminuição não só alivia os sintomas em pessoas com doenças inflamatórias, prolonga os intervalos entre crises, como também previne o desenvolvimento de outras doenças mesmo em indivíduos saudáveis.

Esta técnica, permite também um restabelecimento do equilíbrio da microbiota intestinal, evidenciado pelo aumento do número de bactérias benéficas e pela diminuição das bactérias associadas a problemas de saúde.

Pode explicar, de forma sucinta, o procedimento de hidrocolonterapia nas Termas da Piedade?

A hidrocolonterapia nas Termas da Piedade consiste na introdução monitorizada de água mineral natural (termal) no intestino grosso através de uma cânula que é introduzida no ânus. Essa água irá preencher o intestino até que ative um estímulo de evacuação. É nesse momento que as fezes dissolvidas na água serão aspiradas. O processo é repetido uma ou mais vezes até que se termine a limpeza do intestino. Apesar desta limpeza que elimina grande parte das fezes acumuladas ao longo do tempo no intestino e que podem originar doenças, este não é o maior propósito deste procedimento nas Termas da Piedade. O principal objetivo da hidrocolonterapia é a absorção de minerais característicos que se encontram nestas águas termais, que por sua vez são anti-inflamatórios e melhoram as estruturas das células do intestino. Essa absorção ocorre após nova introdução de água no final da limpeza do intestino.

De que forma as Termas da Piedade, integradas no Your Hotel & Spa Alcobaça, abordam a inovação e a excelência nos tratamentos oferecidos, visando proporcionar experiências termais de qualidade aos visitantes?

Atualmente o conceito de Termalismo clássico está em revolução, e torna-se difícil ignorar os factos num mundo ávido de progresso, orientado em direção à Sociedade do lazer. Partindo-se de um mundo onde a ligação do lazer com a natureza fez sobressair o papel das técnicas com abordagem holística. Nesta vertente a atividade termal reaparece com uma nova projeção, mas, também, com uma nova forma de organização. É sobre este lazer termal, sobre os seus efeitos físicos e psíquicos, que as estâncias termais como as Termas da Piedade inseridas em complexos hoteleiros, com a sua natureza envolvente e a própria cultura da região, vão emergir no panorama nacional, criando assim condições únicas para uma abordagem do Termalista como um todo, tratando o utente na prevenção do corpo e da mente.

Como os profissionais das Termas da Piedade adaptam os tratamentos às necessidades individuais dos clientes? Existe algum aconselhamento prévio e acompanhamento para otimizar resultados?

Nas Termas da Piedade, existe uma equipa multidisciplinar, um corpo clínico, composto por equipa médica e de enfermagem experiente e qualificada, consentimentos informados e integração do Termalista em todo o processo de cura termal. Cada utente é abordado de forma holística e individualizada, e de forma a determinar o melhor tratamento para cada utente, é realizada previamente ao procedimento uma consulta médica, realizando uma anamnese e colheita de todos os dados clínicos, permitindo prescrever o tratamento e sessões adequadas a cada situação clínica personalizando cada tratamento. Durante a avaliação e após o tratamento, o termalista é aconselhado a seguir hábitos de vida saudável que vão potenciar o efeito da hidrocolonterapia.

Para o futuro, existem planos para expandir ou aprimorar os serviços existentes?

Primeiramente, existe a consciência que a região Centro assume uma posição de destaque no cenário do termalismo em Portugal, contribuindo com uma quota superior a 60% no setor. Esta predominância é um testemunho da qualidade e atratividade das termas locais, fatores essenciais para o desenvolvimento de novos projetos. Esta realidade reflete não só a necessidade, mas também o compromisso da região em oferecer uma experiência completa aos seus visitantes, algo que queremos potenciar e aprimorar com o nosso projeto de expansão das Termas da Piedade.

Para além da excelente capacidade hoteleira e de alojamento, a localização estratégica é mais um motivo que reforça o potencial das Termas da Piedade. Estão a ser desenvolvidos protocolos na área da reabilitação e fisioterapia, assim como incrementar a oferta ao nível da promoção de saúde e bem-estar através da alimentação com consultas de Nutrição. Simultaneamente, há o desejo de incrementar a oferta de consultas de especialidade Médica, nomeadamente Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Medicina Estética. As boas acessibilidades promovem a interligação com outros polos urbanos e turísticos, alavancando a visibilidade e a atratividade das Termas da Piedade, sendo um objetivo da atual gestão e corpo clínico constituir um Campus de Saúde.