: Mais Magazine:: Comentários: 0

Tavira é uma cidade histórica, hoje também turística, com patrimónios diversos resultantes da presença de civilizações da Antiguidade mediterrânica, fenícios, romanos, árabes/berberes, confirmada pelos trabalhos arqueológicos e materiais exumados. Cidade estuarina esteve intimamente ligada aos Descobrimentos Portugueses do século XV e XVI, sendo nesse período a maior cidade do Algarve, onde invernava a esquadra portuguesa que patrulhava Gibraltar, o Norte de África e as costas algarvias.

O património militar e religioso, as 21 igrejas e ermidas de vários estilos situadas nos 66 hectares do Centro Histórico demonstram a intensidade da cristianização, a influência do poder das ordens religiosas e da aristocracia mercantil. O urbanismo mediterrânico revela-se na estrutura das praças e ruelas e relações de vizinhança, nos “telhados de tesouro” e as “portas de reixa” que marcam a fisionomia da cidade. Este património que está vivo nas práticas sociais e nos costumes das populações, nomeadamente nas atividades produtivas, festividades cíclicas e na cultura alimentar com produtos e pratos característicos de cada época do ano, foi reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Assim, a 4 de dezembro de 2013, em Baku, foi reconhecida, como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, a Dieta Mediterrânica de Portugal, com a sua comunidade representativa, Tavira. Portugal (Tavira) passou a integrar uma lista Tavira é uma cidade histórica, hoje também turística, com patrimónios diversos resultantes da presença de civilizações da Antiguidade mediterrânica, fenícios, romanos, árabes/berberes, confirmada pelos trabalhos arqueológicos e materiais exumados. Cidade estuarina esteve intimamente ligada aos Descobrimentos Portugueses do século XV e XVI, sendo nesse período a maior cidade do Algarve, onde invernava a esquadra portuguesa que patrulhava Gibraltar, o Norte de África e as costas algarvias.Dieta Mediterrânicade sete estados com culturas mediterrânicas milenares, onde se incluem também Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (So-ria), Itália (Cilento) e Marrocos (Che-fchaouen).

Passaram-se mais de 10 anos desde esta distinção e muito trabalho foi desenvolvido em torno da Dieta Mediterrânica, tendo-se procurado salvaguardar este património imaterial, transmitindo conhecimentos, registando, promovendo e investigando. A disseminação tem sido feita, através de registo de artes tradicionais, vídeos, oficinas de formação, publicações, visitas guiadas, criação de rotas, exposições, da Feira da Dieta Mediterrânica que envolve diversos parceiros na sua organização, entre muitas outras iniciativas.

A Dieta Mediterrânica, é um património vivo de todo o país, em sintonia com as Convenções da UNESCO e com relevância crescente nacional e internacional. É investigada e estudada pelas diversas ciências, sendo um legado das civilizações que originaram a nossa identidade cultural, língua e formas de viver, produzir e alimentar, essenciais à valorização e ao fortalecimento das economias regionais. É com muito orgulho, mas também responsabilidade que o Município de Tavira é a comunidade representativa da Dieta Mediterrânica em Portugal. Ainda que Tavira seja a comunidade representativa, este caminho não tem sido feito sozinho. Muitas entidades locais, regionais e nacionais, bem como algumas pessoas em nome individual, desde a primeira hora, juntaram-se a nós para elaborarmos a candidatura e, ao longo destes anos, têm estado a trabalhar para a divulgação deste estilo de vida. É assim que teremos que continuar a nossa missão, pois só desta forma poderemos ser bem-sucedidos na salvaguarda deste património, que é de todos! São inúmeros os projetos que temos vindo a desenvolver junto da comunidade com o propósito da salvaguarda e disseminação da Dieta Mediterrânica, mas não posso deixar de destacar a Feira da Dieta Mediterrânica que vai para a sua 10ª edição. A feira tem crescido e tem-se diversificado sem perder os princípios subjacentes à Dieta Mediterrânica.

Este é o projeto que mais entidades envolve e que conta durante a sua realização com a participação inúmeros Patrimónios reconhecidos pela Unesco. Ao longo de cerca de 8 meses, um conjunto de organismos regionais trabalham para que Tavira receba no primeiro fim de semana de setembro o que melhor se produz a nível da dieta mediterrânica a nível local, regional, nacional e internacional.

O programa reflete o trabalho de parceria alargada que tem vindo a ser desenvolvido, desde a primeira edição, e que inclui feira institucional com presença de outros países, instituições nacionais, regionais e locais, de diversos patrimónios culturais imateriais classificados pela UNESCO, expositores de artesanato e produtos tradicionais, mostras botânicas e de sementes, restauração, demonstrações gastronómicas, provas de petiscos, música portuguesa e mediterrânica com concertos ao vivo com grupos oriundos de países que se localizam no mediterrânico. O vasto programa inclui ainda, entre muitas outras atividades, oficinas, danças tradicionais e outras artes performativas, exposições, visitas ao património natural, seminários, entre outras.

Nesta feira, pode ainda viajar pelos sabores mediterrânicos nos restaurantes situados no recinto da Feira (Praça da Convivialidade), junto ao Castelo da cidade, ou nos restaurantes do concelho que prepararam menus mediterrânicos. A Feira tem contado, ainda, com a presença de várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, o Cavaquinho, os Bombos, o Fado, o Cante Alentejano, o Teatro Dom Roberto, entre outros. O público infantojuvenil conta também com diversas atividades, nomeadamente, espetáculos educativos, jogos tradicionais e oficinas ambientais.

As questões de sustentabilidade também estão cada vez mais presentes no certame, nomeadamente campanhas ligadas ao consumo de água, à reciclagem e reutilização. Temos trabalhado para que a Feira da Dieta Mediterrânica contribua para a sustentabilidade do planeta! A Dieta Mediterrânica é um exemplo de como um estilo de vida de vida ancestral pode ser mitigador dos impactos negativos da ação humana em simbiose com a natureza.

Ao longo de quatro dias não faltam motivos para visitar Tavira e experienciar a Dieta Mediterrânica, entre 5 e 8 de setembro de 2024! Fique atento às redes sociais e ao site do Município.