: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Mais Magazine foi conhecer aquele que é o único concelho do país com duas produções representadas na UNESCO: os Chocalhos Artesanais e o Figurado em Barro. Em entrevista, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Sádio, aproveitou para enumerar outras caraterísticas que fazem desta uma região única.

José Sádio – Presidente da Câmara Municipal de Estremoz

Pedia-lhe que nos começasse por apresentar o município de Estremoz em termos territoriais e populacionais.

O concelho de Estremoz é limitado a Norte pelos concelhos de Sousel, Fronteira Monforte, a Nascente pelo concelho de Borba, a Sul pelos concelhos de Évora e Redondo, e a Poente pelo concelho de Arraiolos, ocupando uma área total de cerca de 514 km2 e com uma densidade populacional de 28 hab./km2. Encontra-se numa localização privilegiada – no coração do Alentejo.

A denominada “cidade branca” do Alentejo é reconhecida pelo seu casario branco, espalhado ao longo de uma colina, abraçado por velhas muralhas e protegido, noutros tempos, pela imponente Torre de Menagem. É um concelho de referência pelas suas pessoas, pela sua história e pela sua paisagem.

Estremoz possui nove freguesias, oito das quais rurais, sendo que a freguesia rural que maior número de visitantes atrai é a de Evora Monte, situada a 15 quilómetros da cidade de Estremoz. Estas freguesias são a imagem do concelho que se destaca em áreas como o artesanato (com os Bonecos de Estremoz, figuras modeladas em barro e pintadas de cores garridas, tratando-se de uma arte que existe desde o século XVll e que é Património Cultural lmaterial da Humanidade da UNESCO), a produção de mármore (que continua a ser uma referência a nível nacional) e produção de vinhos de qualidade (sendo esta uma das principais atividades económicas do concelho, associada à produção de azeite e gastronomia tradicional alentejana).

Para aqueles que estão de passagem por Estremoz, que locais não podem mesmo perder? E ao nível da gastronomia, o que de melhor têm para oferecer?

Estremoz é um concelho particularmente rico em oferta turística, seja no âmbito patrimonial (material e imaterial), museus e eventos culturais diversificados e de qualidade.

Quem não dispensa conhecer o património cultural, neste concelho pode visitar três castelos medievais, como o de Estremoz, Évora Monte e Veiros. Na cidade pode ainda circular pela fortaleza da Guerra da Restauração da Independência.

Em termos de património religioso, pode visitar a Capela da Rainha Santa Isabel e a Igreja Matriz de Santa Maria no Castelo e a Igreja de São Francisco, monumentos das artes arquitetónicas e decorativas.

Temos também um património cultural imaterial muito relevante, designadamente os que estão inscritos em Listas UNESCO, como a produção de Bonecos de Estremoz e os Chocalhos.

Por fim, é indispensável conhecer os nossos museus. No Castelo pode fruir o Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Estremoz, e o seu acervo de arte popular. Descendo do Castelo, perto do Pelourinho manuelino, encontra o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, um espaço onde se apresenta a atualidade do Boneco de Estremoz e dos seus produtores.

No Rossio Marquês de Pombal, pode visitar o Centro de Ciência Viva, um espaço dinâmico, onde o visitante pode interagir com diversas propostas associadas à geologia.

Junto ao jardim municipal, pode visitar o magnífico Museu Berardo Estremoz, o qual dá a conhecer a história do azulejo em Portugal desde o período de ocupação islâmica ao presente.

Relativamente à gastronomia, há que provar na nossa doçaria o pudim de água e os gadanhas. Não se pode mesmo perder, o cozido de grão, ou os assados de borrego e as mil e uma formas de cozinhar o porco alentejano.

A produção de figurado em barro e o fabrico dos chocalhos artesanais, considerados Património Mundial Imaterial pela UNESCO, demonstram que a arte está também muito presente nesta região. De que forma têm procurado manter vivas estas tradições?

A salvaguarda e valorização da produção de Bonecos de Estremoz tem sido uma prioridade no âmbito da política cultural da Câmara Municipal. Para além da promoção contínua dos produtores, o Centro Interpretativo dos Bonecos de Estremoz acolhe exposições, atividades educativas com as escolas e promove um contacto direto com os artesãos.

O Museu Municipal realiza ainda um conjunto de exposições, onde se desafiam os artesãos a realizar peças inovadoras dentro do espírito da tradição.

Para além disso, mantém o município um processo de certificação dos produtores e produção, que visa dignificar o trabalho destes, e impedir o desvirtuar técnico-estético do Boneco de Estremoz e a utilização abusiva desta “denominação”.

Por fim, incentiva-se a presença em feiras nacionais, apoiando significativamente os artesãos em termos logísticos.

Quanto aos chocalhos, há apenas um artesão com uma produção muito residual, pelo que os apoios passam essencialmente pela promoção e realização de visitas à oficina.

Para terminar, qual o balanço que faz destes seus dois primeiros anos do mandato autárquico 2021/2025? E para o futuro, o que é que ainda ambiciona concretizar?

É com um balanço muito positivo que avaliamos os primeiros 24 meses do mandato e que avançamos para a segunda metade mantendo o ritmo intenso da atividade da CME em crescendo na qualidade das realizações, que vamos concretizar em boa cooperação com as Juntas de Freguesia, as Associações, as Empresas Privadas e as Entidades Públicas, e em especial com as Cidadãs e os Cidadãos do Nosso Município. Destacamos os investimentos em obra que estamos a desenvolver. Considerando as obras já terminadas nos dois primeiros anos do mandato, as que estão em projeto, em concurso ou em obra, temos diversas obras em desenvolvimento com um valor total aproximado de 5 milhões de euros. Damos ainda conta do importante pacote de apoios sociais às famílias, onde procuramos ir sempre mais além, e do investimento permanente na requalificação do parque escolar, espaços de jogo e recreio das escolas.

Também no domínio da rede viária e das infraestruturas, os desafios que temos na rede de condutas de água e de saneamento, obriga-nos a pesados investimentos, que estão a atingir valores sem precedentes.

Realçamos o Plano e o Orçamento de 2024, destacando o facto de termos inscritas várias obras de dimensão relevante, nomeadamente ao nível das águas, saneamento básico, caminhos rurais e habitação.

Estremoz continua a destacar-se como um território atrativo, inclusivo e onde é bom viver. Temos massa crítica, gente que empreende, cria, constrói e que também nos desafia a fazer mais e melhor.