: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra vai reforçar a sua oferta formativa com mais dois Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) no próximo ano letivo 2023/2024. O CTeSP em Design Têxtil e o CTeSP em Luz e Som para Artes Performativas são os dois novos cursos CTeSP que se vêm juntar ao CTeSP em Desporto a funcionar na ESEC desde 2021 e que já se encontra com candidaturas abertas para a 3ª edição. Os cursos têm uma duração de dois anos (três semestres de formação teórico-prática e um semestre de estágio) e destina-se a jovens que tenham completado o ensino secundário, a detentores de um grau académico superior ou a maiores de 23 anos aprovados nas respetivas provas de avaliação e conferem ao aluno um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

O CTeSP em Design Têxtil vai funcionar com 20 vagas e resulta de uma parceria com o CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património) onde irão decorrer as aulas do curso.

O CTeSP em Design Têxtil inscreve-se nos domínios da conceção e produção do têxtil, tendo como objetivo geral o conhecimento dos materiais e dos processos produtivos, assim como de metodologias de design que estabeleçam o recurso a práticas criativas essenciais à inovação e ao desenvolvimento da prática têxtil. Pretende-se com esta oferta formativa contribuir para requalificar e valorizar a produção têxtil das atuais empresas do setor e potenciar o surgimento de outras lógicas de produção, de forma a que se ampliem os níveis de competitividade local, regional e nacional.

Esta nova oferta formativa em Design Têxtil destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos para desenvolver projetos na área do têxtil; experimentar e explorar caminhos criativos no âmbito do design têxtil: desenho, ilustração, gráficos e cores; construir coleção de tecidos para o setor do vestuário e para setor da decoração, elaborando fichas técnicas, projetando modelos, painéis temáticos, planos de coleção, e criando padrões, amostras e protótipos; planear, orientar e conduzir quadros e estampagem de amostras, em resposta às exigências profissionais e criar, desenvolver e promover coleções na área do têxtil.

O CTeSP em Luz e Som para Artes Performativas tem 20 vagas disponíveis e foi concebido para os que desejam seguir uma carreira onde possam organizar, planear, montar e operar equipamento de luz e som necessário a uma pequena produção de espetáculo ou similar, em diferentes contextos. Os técnicos de cena em luz e som podem desempenhar funções em equipamentos culturais, companhias de dança, companhias de teatro e empresas de eventos.

O Curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Luz e Som para Artes Performativas está alinhado com a oferta formativa ministrada na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra, nomeadamente as licenciaturas em Estudos Musicais Aplicados e Teatro e Educação.

Os diplomados com o CTeSP em Luz e Som para Artes Performativas encontram nas duas licenciaturas da ESEC já mencionadas a possibilidade de continuidade de estudos. Para além disso, poderão ser causa e efeito de um alargar de competências que não só a rede de espaços culturais da região decerto beneficiará, bem como a área de residência e influência dos alunos admitidos.

Mais informações sobre as candidaturas a estes dois cursos estão disponíveis no site da ESEC em www.esec.pt