Enquadrado entre a Ria e o Mar, o Município da Murtosa foi abençoado com algumas das melhores praias de Portugal. Às suas características naturais únicas e condições de excelência para a prática desportiva, as Praias do Bico, Monte Branco e Torreira voltam a juntar, este ano, o estandarte azul, símbolo de qualidade de ouro. É caso para dizer que, com a atribuição da Bandeira Azul a três locais, o que era bom tornou-se ainda melhor.
Como é do conhecimento geral, não é de agora a ligação do Município da Murtosa às práticas sustentáveis. A vontade de querer ver as suas praias reconhecidas, por todo o potencial e pelas condições que têm e mantêm, tem motivado o município a reunir esforços ao longo dos anos, trabalhando afincadamente para se afirmar como um território amigo do ambiente e, em especial, do ambiente marinho. A atribuição do Galardão Bandeira Azul 2023 às praias do Bico, do Monte Branco e da Torreira voltou a reconhecer o esforço contínuo deste município na adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, na preservação do meio ambiente, bem como na melhoria de todas as condições de utilização e usufruto destes espaços em época balnear. Com o objetivo claro de manter toda a qualidade que as suas zonas balneares têm apresentado ao longo dos últimos anos, o Município da Murtosa tem realizado um esforço contínuo de qualificação das condições de acessibilidade e salubridade das praias e áreas envolventes, aumentando o número de lugares de estacionamento, construindo novos passadiços e requalificando os já existentes, nos cerca de 900 metros de extensão do seu areal. A qualificação de acessibilidades, a construção de novas instalações sanitárias, a promoção de sistemas de recolha seletiva de resíduos mais eficientes, foram também algumas das ações desenvolvidas com vista a proporcionar todas as condições necessárias para que os visitantes tenham uma experiência o mais agradável e segurança possível.
Um bem de todos
Em mais de três décadas de existência da Bandeira Azul, muitos têm sido os temas das campanhas anuais. Este ano, a Bandeira Azul saiu do seu meio tradicional e desafiou os promotores a colocarem os “pés em terra firme”, a “olhar para baixo”, a trabalhar e a preservar outro tipo de diversidade, a Geodiversidade. Consciente da importância de envolver toda a comunidade na defesa e promoção deste património único, o Município da Murtosa tem desenvolvido ao longo dos anos diversas ações e iniciativas que convidam a uma participação mais ativa da população em prol do ambiente. Este ano, para além das habituais iniciativas desenvolvidas por todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Murtosa, no âmbito do Programa Eco-Escolas, a comunidade educativa voltou a colocar “mãos à obra” em várias iniciativas, incluindo a remoção de plantas infestantes e diversas atividades de proteção da orla costeira e do cordão dunar. Numa altura em que grande parte das famílias portuguesas já estão a planear as suas férias, desafiamo-lo a aproveitar a singularidade e excelência das praias deste concelho, mas também a conhecer o que de mais genuíno este tem para lhe oferecer. Que tal juntar o melhor dos dois mundos e aproveitar as condições de excelência das suas praias para se aventura na prática de desportos náuticos, como, por exemplo, o caiaque? Sabemos que as praias já são por si só um motivo de visita, mas a experiência pode ficar ainda mais completa se adicionar ao seu roteiro uma aventura pela natureza. A pé ou a pedalar há muito para descobrir.