: Mais Magazine:: Comentários: 0

A empresa João Melícias Lda nasceu em 1990, dando continuidade à tradição familiar no domínio da vitivinicultura e representando a terceira geração no setor. Os primeiros passos do projeto liderado por João Melícias foram dados com o objetivo de rentabilizar a empresa e, por isso, foi levada a cabo uma reestruturação fundiária, que acrescentou à exploração já existente três parcelas de vinha com seis hectares cada: Quinta S. Domingos de Carmões, S. Paio e Casal da Calhorda. Para além disso, uma reestruturação agrícola permitiu à empresa encontrar as melhores castas e as que melhor se adaptavam à região vitivinícola de Lisboa, passando a incluir duas castas brancas – Arinto, Fernão Pires e Viosinho – e seis tintas – Aragonês, Castelão, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Touriga Franca e Syrah.

“Fonte das Moças” é o nome que dá marca aos vinhos produzidos a partir dos 18 hectares de vinha que compõe a exploração da João Melícias Lda. O nome escolhido deriva de um relato que dá conta que na parcela de vinha da Quinta S. Domingos de Carmões existiu em tempos uma fonte romana onde, reza a história, as jovens iam encher os seus cântaros. Esta referência histórica e cultural deu assim origem ao nome da marca de vinhos “Fonte das Moças”.

De entre diversos néctares brancos e tintos ali produzidos destaca-se o “Fonte das Moças Tinto Grande Escolha 2017”, merecedor de diversas distinções nacionais. Vencedor do prémio “Tamboladeira de Ouro”, no Concurso Crédito Agrícola, da medalha de prata no Concurso Wines of Portugal 2021 e no Concurso Vinhos de Lisboa de 2022, o “Fonte das Moças Tinto Grande Escolha 2017” foi ainda considerado o melhor vinho tinto Torres Vedras 2022. Para este Natal poderá adquirir este e outros néctares “Fonte das Moças” em:

• Adega João Melícias – Responsável: João Melícias / 917  252  263 / meliciasjoao@sapo.pt
• Cidade de Lisboa (Panacópia Lda) – Responsável: Carlos Canário / 912 181 812 / carlos.jorge.canario@gmail.com
• Região de Lisboa (Liberparter Lda) – Responsável: Gonçalo Jorge / 919 985 571 / liberpartervinhos@hotmail.com
• Diversas lojas gourmet da região oeste