: Mais Magazine:: Comentários: 0

Este ano, de 3 a 7 de agosto, o Festival da Sardinha voltou a encher a zona ribeirinha de Portimão. A Mais Magazine falou com Isilda Gomes, presidente da câmara de Portimão, que nos explicou toda a dinâmica de um dos mais conceituados festivais gastronómicos do país.

Em primeiro lugar, pedia-lhe para nos contar um pouco da história do Festival da Sardinha?

O Festival remonta a 1985, tendo sempre como pano de fundo o Rio Arade, onde desde tempos antigos se fazia a descarga do peixe, atraindo ao longo deste já respeitável período milhares e milhares de apreciadores da boa sardinha assada a pingar no pão, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia.

Para além da comida, o que é que o festival tem mais para oferecer aos seus visitantes?

Os nossos visitantes sabem que ao longo da zona ribeirinha de Portimão, e não somente dentro do recinto do Festival, encontram inúmeros motivos de interesse, com destaque para o artesanato e a música ao vivo em três palcos secundários, além dos artistas de renome nacional e internacional no palco principal, havendo ainda uma área de insufláveis e animação para os mais novos, o Petinga Park. O próprio Museu de Portimão, muito ligado à faina pesqueira e à indústria das conservas de peixe, é envolvido e acompanha o horário do festival por esta altura, enquanto no dia anterior ao início do evento se realiza a recriação da descarga da sardinha junto ao rio Arade. A propósito, a APOM – Associação Portuguesa de Museologia atribuiu ao Museu de Portimão uma menção honrosa na categoria de Inovação e Criatividade pela recriação histórica realizada em 2019, que evoca à época em que a azáfama da descarga da sardinha e de outras espécies piscícolas reuniam no cais da cidade alguns milhares de pessoas. Além disso, o Festival também decorre fora de portas, noutros palcos de animação, como o “Música no Jardim” e “Música no Coreto”, existindo ainda bastantes opções para quem deseje experimentar outros petiscos e propostas gastronómicas alternativas à sardinha.

Que novidades houve na edição deste ano, em relação às edições anteriores?

O Festival apresentou uma imagem renovada e mais atrativa, com destaque para o espaço “lounge”, passando igualmente a ser um evento sustentável, com escolhas responsáveis destinadas a reduzir os impactos ambientais, com destaque para a introdução do copo ecológico, a recolha dos resíduos orgânicos que foram transformados em fertilizante natural, e a separação seletiva dos resíduos de plástico e papel para reciclagem.

Em relação ao programa deste ano, quais foram os pontos altos?

Sem esquecer a recriação da descarga da sardinha, que em 2022 ganhou maior amplitude, devo assinalar o programa musical, que juntou artistas nacionais de referência, como David Carreira, João Leote e a convidada Mariza Liz ou Bárbara Tinoco, além de intérpretes locais à procura de uma oportunidade.

Qual a importância que este tipo de eventos tem para a promoção da região de Portimão?

Considerado o maior evento gastronómico do sul de Portugal, há muito é ex-libris de Portimão e referência obrigatória do verão algarvio, dinamizando significativamente a economia local e promovendo este destino turístico.

Relativamente ao número de visitantes, superou ou esteve abaixo das expectativas?

A 26ª edição, realizada de 3 a 7 de agosto, bateu todos os máximos de afluência, com 110 mil entradas registadas só no recinto, a uma média diária superior às 20 mil visitas, tendo sido consumidas mais de três toneladas de sardinha. Nestes números não consta a afluência aos diversos espaços de animação existentes na zona ribeirinha de Portimão, nem o movimento registado nos diversos restaurantes típicos que participam no evento e nos quais as sardinhas foram servidas em grande quantidade.

Para terminar, que convite gostaria de deixar aos nossos leitores para que visitem o Festival da Sardinha de Portimão?

Não é por acaso que o Festival da Sardinha liderou a lista dos 25 melhores eventos gastronómicos de verão na Europa, recentemente divulgada pelo conhecido site de viagens Big 7 Travel. Concorreu para essa prestigiosa distinção a panóplia de propostas de fazer crescer água na boca e a garantia de bons momentos passados em família. Se ainda não conhece este certame, só lhe resta programar as férias para o período entre 1 e 6 de agosto do próximo ano… em Portimão.