: Mais Magazine:: Comentários: 0

Lisboa vai acolher, no dia 17 de outubro, o Plastics Summit – Global Event 2022, um evento transectorial que irá reunir, em Portugal, os principais stakeholders mundiais da cadeia de valor dos plásticos. Amaro Reis, Presidente da APIP, dá a conhecer um pouco melhor este evento e os seus objetivos na apresentação de soluções globais, integradas, inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia de valor das diferentes áreas de aplicação dos plásticos.

Realiza-se no próximo mês de outubro o Plastics Summit – Global Event 2022, um evento transectorial que irá reunir, em Portugal, os principais stakeholders mundiais da cadeia de valor dos plásticos, com o objetivo de apresentar soluções globais, integradas, inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia de valor das diferentes áreas de aplicação dos plásticos. Fruto de uma organização conjunta da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP), da Associação Espanhola da Indústria do Plástico (ANAIP), da Associação Mexicana da Indústria do Plástico (ANIPAC) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico/Associação da Indústria de Embalagens Flexíveis (ABIPLAST/ABIEF), o Plastics Summit – Global Event 2022, que representa uma evolução da edição de índole nacional, realizada em 2019, apresenta-se este ano “mais voltada para o mundo” e com o objetivo de colocar Lisboa no centro do diálogo entre a indústria, as marcas, o governo, a ciência, os ambientalistas e a sociedade civil na construção do caminho para um futuro mais sustentável, que é precisamente o mote deste evento internacional.

Para Amaro Reis, Presidente da APIP, numa altura em que os plásticos nem sempre têm sido notícia pelos melhores motivos, eventos como o Plastics Summit – Global Event 2022, que reúne todos os elos da cadeia de valor, dando-lhes a oportunidade de partilhar a sua visão sobre a atualidade, soluções e perspetivas futuras, relativamente à utilização do plástico nas diversas áreas, revestem-se de ainda mais importância e pertinência. “Nesta edição vamos debater assuntos que são falados na comunicação social e na opinião pública, muitas vezes sem a necessária fundamentação científica. Queremos trazer para este Plastics Summit – Global Event 2022 temas transversais do nosso dia-a-dia, como a legislação, a poluição dos oceanos, o greenwashing e o papel do plástico na descarbonização. Por isso, iremos contar com interlocutores de todas as áreas que nos vão permitir analisar diferentes visões sobre estes temas. Com este evento pretendemos no final chegar a um Position Statement, uma declaração que reflita uma visão global e convergente entre os diversos agentes da cadeia de valor, apresentando soluções globais e integradas que represente um novo paradigma para a discussão e análise desta temática, assente mais em evidências científicas e menos em perceções”.

Envolver o maior número de entidades possível e despertar a atenção de todos os stakeholders e grandes marcas para a importância de tornar os produtos mais sustentáveis, desde a sua conceção, é outro dos principais objetivos deste evento. “Pelas suas valências, estima-se que a utilização de plásticos continuará a crescer para fazer face às necessidades do crescimento populacional que se perspetivam para 2050. O objetivo passa necessariamente por termos melhores plásticos, em tornar os produtos mais sustentáveis, integrando os aspetos ambientais no processo de desenho e desenvolvimento do produto, através do ecodesign. Queremos despertar para a importância de todos os produtos serem desenhados e produzidos, integrando critérios a pensar já na sua durabilidade, reutilização reparação e reciclagem. Para que esta etapa de fim de vida seja bem-sucedida é fundamental a ação de todos os atores, incluindo a sociedade em geral, onde a mudança comportamental, coletiva e individual, será peça-chave para que os recursos se mantenham na economia e não se percam para o ambiente.

A indústria não quer mais plástico, quer melhor plástico, recolha, reciclagem, legislação e comportamento humano”.