: Mais Magazine:: Comentários: 0

O concelho de Vila Verde acaba de receber a certificação como Estação Náutica de Portugal. O processo vem consolidar a estratégia de valorização do património riquíssimo do concelho como motor de desenvolvimento sustentável e com um impacto determinante para a qualidade de vida no território.

Resultado de uma candidatura da Câmara Municipal de Vila Verde à Fórum Oceano-Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação, a adesão de Vila Verde à rede de Estações Náuticas de Portugal vem destacar o impacto do património natural do concelho e dos recursos associados à água, como os rios Cávado, Homem e Neiva e as margens, as diversas ribeiras, praias fluviais e a paisagem envolvente.

O trabalho de qualificação e diversificação da oferta turística e da atratividade do território, de forma a contribuir igualmente para a melhoria da qualidade de vida das populações locais, inclui um plano de investimentos e a construção de um leque de infraestruturas e equipamentos, como a Ecovia do Cávado e do Homem, a Rede Municipal de Trilhos, o futuro Parque da Vila, a Praia do Faial e áreas de lazer fluviais, entre outros.

Aliando a oferta de alojamento, restauração, desporto e atividades náuticas de lazer, património construído e natural, assim como um conjunto de recursos identitários como a gastronomia e os vinhos verdes, os Lenços de Namorados, as Festas e Romarias, procura-se criar valor e criar experiências diversificadas e integradas.

Para o sucesso deste processo, é determinante o trabalho em rede, com o envolvimento de diferentes parceiros e agentes de desenvolvimento, das empresas às instituições, juntas de freguesia e associações locais.

Até ao momento, o Conselho da Estação Náutica de Vila Verde compreende 30 entidades, com destaque para o Clube Náutico de Prado, e está aberto à entrada de novos parceiros, de forma a consolidar a articulação e interação dos diversos agentes e atores locais.

Procura-se, neste sentido, promover o desenvolvimento de novos produtos e serviços, contribuir para o aumento do número de visitantes ao território, para o incremento do empreendedorismo local e criação de emprego, o que terá efeitos ao nível do desenvolvimento local e da
melhoria da qualidade de vida da comunidade.