: Mais Magazine:: Comentários: 0

Esposende é inevitavelmente um território ligado à água, com alma de mar e de rio. Esta longa e (re)conhecida tradição está, desde 2019, explanada na Estação Náutica de Esposende (ENE), uma das 29 Estações Náuticas certificadas em Portugal. Sérgio Mano, Vereador da Câmara Municipal, esteve à conversa com a Mais Magazine onde deu a conhecer a importância desta estrutura para a diversificação da oferta turística do concelho.

As Estações Náuticas são, maioritariamente, destinos de costa e o turismo náutico é uma excelente oportunidade para reorientar alguns destinos de sol e praia. Constituem igualmente uma plataforma de interação com o objetivo de promover a cooperação num determinado
território entre municípios, empresas de serviços náuticos e turísticas. Com a Estação Náutica de Esposende a realidade não é diferente. Com um conjunto de recursos que contribuem para a consolidação da oferta náutica, nomeadamente, o mar, rios Cávado e Neiva, praia, Parque Natural do Litoral Norte, marinas/fluvinas, ancoradouros e espaços para práticas desportivas associadas à náutica, como é o caso dos clubes náuticos, clubes e operadores marítimo-turísticos que desenvolvem as suas atividades de canoagem, surf, kitesurf, paddle, passeios de barco, mergulho, entre outras, a ENE representa hoje um importante ativo para o concelho.

É através da ENE, e em colaboração com diversos parceiros, que o Município de Esposende vem apostando no desenvolvimento, promoção e certificação de uma oferta coerente de atividades turísticas e desportivas relacionadas com a água, como nos explica Sérgio Mano: “Na nossa rede municipal de parceiros protocolados, temos um total de 23 empresas, clubes náuticos e várias instituições. A grande vantagem de tudo, isto é, sem sombra de dúvidas, o trabalho em rede, um fórum aberto de cooperação constante, em que se definem estratégias conjuntas a curto, médio e longo prazo”.

Turismo Náutico constitui importante motor de desenvolvimento do concelho

A ENE representa hoje um importante passo do Município de Esposende no desenvolvimento da rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território. Para além disso, veio potenciar o crescimento do Turismo Náutico que, ano após ano, se revela de extrema importância para o território de Esposende, nomeadamente para a sua economia local. “Contribui muito diretamente para atenuar a sazonalidade no que se refere aos modelos tradicionais da procura, muito focados nos meses de verão. Hoje em dia, podemos afirmar que a procura pelos desportos de água é mais alargada no calendário, iniciando-se a época em março/abril e estendendo-se até outubro. Sendo a época mais extensa, a procura pelo alojamento estende-se por cerca de oito meses, representando um ganho também extensível à restauração e ao comercio tradicional”.

Projeto “Aldeias de Mar” afirma Esposende como um destino de gastronomia atlântica

A Câmara Municipal de Esposende, enquanto entidade coordenadora da ENE, em conjunto com os parceiros, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas para os mais distintos públicos, direcionando as suas atividades para a náutica, mas também para outros setores como a Restauração, Turismo Acessível ou ainda o Turismo de Natureza, através da Rede de Percursos Pedestres e Miradouros.

Uma das principais iniciativas desenvolvidas neste âmbito é o projeto “Aldeias de Mar – Esposende”, que tem como principal objetivo apostar na gastronomia e na náutica como dois elementos estratégicos do crescimento do turismo em Esposende. “O ‘Aldeias de Mar – Esposende’ tem sido uma excelente oportunidade para valorizarmos a gastronomia atlântica e as atividades náuticas. Este ano, já a partir de julho, vamos para a segunda edição da campanha ‘Bons Ventos’, sempre nesta lógica de promoção e valorização dos recursos e atrativos do território, reforçando a relação com o mar, rios e a própria comunidade piscatória”, afirma. Foi ainda através deste projeto que o Município de Esposende teve a oportunidade de adquirir o módulo de cozinha itinerante e promocional, que leva o que de melhor há na sua gastronomia à comunidade escolar e ao público em geral.


Considerado um “privilégio da Natureza”, com dois rios e o Oceano Atlântico a perder de vista, e detentor de uma agenda plena de atividades para as mais diversas idades e gostos, o Município de Esposende é, certamente, um destino a conhecer este verão.