: Mais Magazine:: Comentários: 0

Parte do grupo Tecnovia, com mais de 50 anos de história marcados pelo empreendedorismo, competência e determinação, a Tecnovia Madeira iniciou a sua atividade na Região Autónoma da Madeira em 1978, com a construção da estrada Porto Moniz – Calheta – Ponta do Sol. Desde então, a sua presença no arquipélago vem ficando marcada pela construção de várias infraestruturas de reconhecida importância para o desenvolvimento local, posicionando-a como uma empresa de referência e incontornável na região.

A Tecnovia iniciou a sua atividade no setor da construção e das obras públicas em 1962. A sua génese portuguesa fê-la começar por desenvolver uma participação ativa no desenvolvimento de Portugal e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, através da construção de várias infraestruturas fundamentais, contribuindo para a mobilidade, progresso e desenvolvimento do nosso país. Prolongando a visão do grupo, a Tecnovia Madeira surgiu em 1978 e, desde então, guia-se por quatro valores fundamentais no dia-a-dia da sua atividade: competência, confiança, resiliência e responsabilidade.

As últimas décadas, muito dinâmicas, competitivas e transformacionais do setor, conduziram o grupo ao reforço das suas competências, com resultados na expansão da sua capacidade de realização e de abrangência, diversificando para outras áreas de negócio e mercados geográficos. A Tecnovia Madeira aposta assim na diversificação das suas áreas de negócio, particularmente no setor da economia azul, investindo neste setor desde 2017, através da gestão integrada das suas concessões marítimas, da qual faz parte o Porto de Recreio da Calheta.

Porto de Recreio da Calheta

Focada no desenvolvimento, entre outros, de importantes projetos e obras Marítimas e Fluviais, uma das apostas da Tecnovia Madeira no setor da economia azul passa pela gestão do Porto de Recreio da Calheta, localizado na zona oeste da ilha. Com mais de 300 postos de amarração e vários edifícios de apoio ao comércio, o Porto de Recreio da Calheta apresenta-se como uma infraestrutura completa para o público náutico e para a comunidade local, agregando valor para aquele concelho, sempre em harmonia com um importante património, o mar.

Uma empresa comprometida com a sustentabilidade

Há cinco anos consecutivos galardoado pela Bandeira Azul, o Porto de Recreio da Calheta preza pelas práticas sustentáveis nas suas atividades diárias, trabalhando no incentivo de boas práticas aos seus utentes. A preservação do ambiente e a sustentabilidade afirmam-se como uma prioridade da Tecnovia Madeira, evidenciando-se no trabalho persistente para que este galardão seja uma atribuição constante ao Porto de Recreio da Calheta. Desde pequenas ações, como a distribuição de cinzeiros portáteis, a atividades de maiores dimensões, como a limpeza do fundo do mar com equipas de mergulhadores ou a pintura de um mural de consciencialização ambiental em conjunto com grupos seniores e juniores do concelho, são vários os projetos desenvolvidos no Porto de Recreio da Calheta que, integrados com vários grupos da comunidade, têm um impacto importante nesta caminhada mais sustentável.

Confiante no percurso até agora desenvolvido e perspetivando novidades desafiantes, a Tecnovia Madeira lançou recentemente a nova marca “Tecnovia Yacht Service”, que representa todas as suas infraestruturas marítimas presentes na Ilha da Madeira, reforçando assim a sua aposta no setor da economia azul. No Porto de Recreio da Calheta, o objetivo continuará a ser o de trabalhar mais e melhor em direção ao sucesso, olhando para o ano de 2022 como mais uma oportunidade na criação de novos projetos responsáveis e sustentáveis, marcando a diferença na comunidade e no meio ambiente.