: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro – ISCE Douro, pertencente ao Grupo Pedago, abriu portas em 2015 para responder às necessidades de formação superior existentes na região do Tâmega e Sousa e, de uma forma mais ampla, na grande região do Douro. Hoje, é uma instituição de ensino superior de referência nacional, que se mantém a cada dia na primeira linha da inovação e da transformação no ensino. Fique a conhecê-la nesta edição pela voz de Rui Brito Fonseca, Presidente e Professor Coordenador do ISCE Douro.

Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo ISCE Douro e de que forma foi conquistando uma posição de destaque no ensino superior nacional?

Desde 2015 que o ISCE Douro delineou muito bem a sua estratégia de desenvolvimento. Temos muito presente que a nossa estratégia de consolidação e crescimento passa por um processo evolutivo step by step, assente na relação de proximidade com os agentes económicos e sociais da região. Somos uma instituição de ensino superior que se desenvolve de dentro para fora, ou seja, aprofundando o relacionamento
com os parceiros locais, temos como objetivo crescer e atrair cada vez mais estudantes, docentes e investigadores, desenvolvendo a região e contribuindo decisivamente para o seu desenvolvimento. Este caminho de crescimento faseado, assente na qualidade do corpo docente e na investigação internacionalmente reconhecida, responde claramente a esse desiderato de coerente e sólida evolução. É por isso que estando
sediados em Penafiel atraímos estudantes de todo o país e do estrangeiro. Complementarmente, o ISCE Douro posicionou-se, desde a primeira hora, como uma instituição atenta às mutações sociais e tecnológicas, por isso encontra- se tecnologicamente muito bem apetrechado, permitindo praticar hoje o ensino do futuro.

Desde 2015, o ISCE Douro tem percorrido um caminho de constante crescimento, seja em número de estudantes seja na diversidade da sua
oferta formativa. Presentemente, qual a oferta formativa da instituição e de que forma torna possíveis percursos de transformação pessoal e social, enriquecendo a região e fixando ativos qualificados?

Desde 2015 não temos cessado de crescer, seja no número de matriculados, no número de graduados, na oferta formativa ou na quantidade e na qualidade da produção científica dos nossos docentes e investigadores. Do ponto de vista da oferta formativa podemos identificar três níveis de ensino superior, divididos em três Departamentos (Artes e Multimédia, Desporto e Educação/ Educação Social): os CTSP, as Licenciaturas e a formação pós-graduada, onde se incluem mestrados e pós-graduações. Convido todos a visitar o nosso site (www.iscedouro.pt), ficando a conhecer-nos detalhadamente.

O ISCE Douro é reconhecido por todos como uma instituição de ensino superior inclusiva, com elevados padrões de qualidade e com um modelo pedagógico próximo dos estudantes, potenciando as suas capacidades. Tem sido esta uma das facetas mais marcantes da instituição?

De facto, a proximidade que colocamos na relação pedagógica com os estudantes é uma das caraterísticas do ISCE Douro, pois através de um acompanhamento personalizado conseguimos potenciar as suas capacidades e estimulá-los positivamente. Esta proximidade permite também que sejamos uma instituição de ensino superior inclusiva, por isso jovens com necessidades educativas específicas veem estudar connosco, pois sabem que encontrarão o apoio que necessitam para desenvolverem-se e ter sucesso. Como tal, convido-vos a virem conhecer-nos a Penafiel.