: Mais Magazine:: Comentários: 0
ONU

As Nações Unidas comemoram esta segunda-feira o segundo dia internacional de preparação Epidemiológica. Esta data visa lembrar os desafios impostos pela recente pandemia, não descurando todas as outras doenças que causaram um grande impacto mortal.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fala num vídeo publicado na página de Youtube “ONU News” sobre a velocidade com que a Covid-19 se espalhou pelo mundo. O líder alerta para o facto de que podemos vir a enfrentar outras crises na área de saúde e que nos temos de começar a preparar para essa eventualidade.

António Guterres adianta ser necessário aumentar o investimento na vigilância, diagnóstico precoce e planos de resposta rápida em todo o globo, tendo especial atenção os mais vulneráveis. Outro dos aspetos cruciais a ter em conta é a importância do acesso a cuidados de saúde primários e a intervenções como vacinas para toda a população mundial. A intenção é chegar a uma “Cobertura Universal de Saúde”.

O secretário-geral afirma ser importante uma união entre todos os países para que estes objetivos sejam atingidos, “Acima de tudo, significa construir solidariedade global para dar a cada país uma oportunidade de lutar para travar essas doenças. Um surto em qualquer lugar é uma potencial pandemia em outra parte”.