Os Serviços Municipalizados de Alcobaça – SMA comprometem-se a garantir a satisfação e conforto aos munícipes através de serviços de grande qualidade a nível do abastecimento de água e recolha de águas residuais. Com vista a atingir este compromisso têm pautado a sua conduta por um trabalho contínuo de inovação e desenvolvimento, quer a nível dos serviços, quer a nível das infraestruturas, procurando a melhoria constante da relação com os consumidores, como nos explica o Diretor, José Rilhó.
Fazer de Alcobaça um sítio bom para se viver com elevados índices de qualidade de vida e segurança tem sido uma das premissas dos SMA, que vêm apostando num serviço de referência e excelência no setor das águas, assente na modernização e na introdução de novas ideias e práticas. Para isso os SMA têm vindo, ao longo dos anos, a implementar sistemas que possam garantir a controle e a fiabilidade do abastecimento de água, nomeadamente a nível de tratamentos e gestão de perdas. Neste contexto vale sublinhar a construção de novos reservatórios e novas captações (alternativas e de reforço) para evitar falhas no abastecimento. “Tem sido um compromisso exigente que obriga a grandes investimentos e à contínua substituição de condutas e tubagens quer adutoras, quer distribuidoras”, confessa José Rilhó. Sensibilizar para o uso consciente da água.
Numa altura onde cada vez mais se fala da falta de água, é notória a estratégia do Município de Alcobaça e dos SMA na adaptação às alterações climáticas. Com uma visão e estratégia ambiental já implementada, são vários os projetos desenvolvidos pela empresa municipal no âmbito da sustentabilidade, como nos explica José Rilhó: “Hoje em dia, com as ferramentas tecnológicas existentes, é possível trabalhar de uma forma mais inteligente e consciente, respeitando as questões ambientais. Nos SMA, têm sido cada vez mais implementados sistemas de controlo dos consumos através da monitorização da pressão e do caudal, para uma maior mais fácil deteção e reparação das fugas”.
A procura de água está a ultrapassar a oferta em Portugal e as alterações climáticas estão a contribuir para o agravamento da situação. É necessário agir hoje para assegurar um futuro com água no país. Consciente desta realidade os SMA têm procurado, através de diversas campanhas, sensibilizar os consumidores para o uso consciente deste recurso natural. “A sustentabilidade sempre foi um dos pilares da nossa ação”, assume José Rilhó. Ao repensar pequenos gestos, podemos fazer mais e melhor pelo ambiente. Um desses gestos é, por exemplo, beber água da torneira. O indicador de água segura em Portugal situa-se nos 99 por cento, o que demonstra a excelência da qualidade da água para consumo humano. José Rilhó assegura que a água da rede de abastecimento público de Alcobaça cumpre com todos os requisitos de qualidade e fiabilidade: “A água de abastecimento pública é de grande qualidade em Portugal e, portanto, consideramos que a suposta maior qualidade da água engarrafada é de facto um mito. A água de abastecimento pública é sujeita a toda uma bateria de análises para garantir a sua fiabilidade”.
Satisfação, sustentabilidade, excelência e ética são os valores que hoje fazem parte do ADN dos SMA. Para o futuro a empresa autossustentável conta já com projetos, em curso e em carteira, para levar a bom porto o seu plano de desenvolvimento de todo o concelho. Só assim podem continuar a servir os seus consumidores “com qualidade e quantidade, quer em termos de abastecimento de água, quer em termos de saneamento”.