: Mais Magazine:: Comentários: 0

É no meio das bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva que nasce um dos maiores tesouros de Castro Daire, as Termas do Carvalhal. Graças às características únicas das suas águas fracamente mineralizadas, as Termas do Carvalhal disponibilizam inúmeros tratamentos e programas na área da saúde e bem-estar. O local ideal para quem pretende usufruir de momentos de pura descontração, num ambiente de simbiose perfeita entre a natureza e homem.

As águas medicinais das Termas do Carvalhal são reconhecidas e usadas há já vários séculos. São captadas a 600 metros de profundidade e emergem à superfície a uma temperatura natural de 62º graus centígrados. Sulfúrea, bicarbonatada, sódica e fluoretada, com um Ph de 9.3, esta água termal pertence a um grupo designado por águas sulfúreas, sendo o enxofre o elemento responsável pelo seu cheiro característico. Vocacionadas para tratamentos de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas, das vias respiratórias, da pele e do aparelho digestivo, as águas termais do Carvalhal são procuradas anualmente por centenas de aquistas que aqui vêm tirar proveito das suas reconhecidas propriedades terapêuticas. “É graças a estas características físico-químicas que as Termas do Carvalhal têm conseguido, ao longo dos últimos anos, inovar e diversificar a sua oferta termal, potenciando ao máximo as suas indicações terapêuticas, seja no tratamento de uma patologia específica, seja no sentido de desfrutar de pequenos momentos de bem-estar”, explica Pedro Pontes, Vereador da Câmara Municipal de Castro Daire.


Dotadas de um moderno balneário, as Termas do Carvalhal disponibilizam uma oferta estruturada. Os momentos de relaxamento da agitação diária, longe dos grandes centros urbanos e perto das paisagens bucólicas e encantadas da região, são também uma realidade nas Termas do Carvalhal, que proporcionam através dos seus programas de bem-estar e aromaterapia meios para combater o stress do quotidiano. “Disponibilizamos diversos tipos de massagens terapêuticas e de relaxamento, como duche Vichy, massagem de aromaterapia, massagem com pedras quentes, drenagens linfáticas, hidromassagem, vapores, ou até eletroterapia”, enumera. Graças a um corpo técnico altamente competente e qualificado, as Termas do Carvalhal possibilitam um atendimento personalizado e à medida das necessidades de cada cliente. Uma valência que adquire especial importância numa altura em que as termas têm registado maior procura, fruto dos inúmeros benefícios que aportam na recuperação das sequelas dos doentes recuperados da Covid-19. “As termas são um excelente aliado para estes doentes, pois as águas termais têm uma elevada capacidade anti-inflamatória e regeneradora que, através de um conjunto de tratamentos termais, com supervisão clínica, vão ajudar muitos deste doentes a recuperar das mazelas que a Covid-19 deixou”, esclarece.
As Termas do Carvalhal são um refúgio de saúde e bem-estar, envolvido por um território mágico. Visitar as Termas do Carvalhal não é apenas desfrutar de uma experiência termal ímpar. É também mais uma oportunidade para conhecer Castro Daire e o que de melhor tem para oferecer.