O Turismo, em Portugal, constitui-se como um dos principais sectores da economia Nacional. A capacidade de gerar rapidamente emprego e com ele riqueza, fez com que o turismo se tornasse uma das grandes apostas.
Portugal tornou-se um reconhecido destino turístico de excelência, pelo que devemos dar continuidade a esta vocação, mobilizando esforços e fazendo convergir meios e sinergias num mesmo sentido. O turismo vive uma concorrência à escala planetária e o nosso sucesso – o de Portugal, dependerá também, sobretudo, do carácter inovador e da capacidade de gerar propostas de valor que atraiam os turistas e que os façam preferir Portugal em relação a outros destinos. A História de Portugal e nesta a militar, da qual não há diferenciação, são já por si só únicas. São as nossas.
O ano de 2019 foi o melhor ano turístico de sempre, com crescimentos significativos, reforçando o seu importante contributo para o crescimento da economia portuguesa. Aos conteúdos tradicionais que já hoje Portugal oferece, também a Direcção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), tem vindo a acrescentar outras propostas através do desenvolvimento do Turismo Militar que permite o desenvolvimento de experiências e atividades turístico- culturais com capacidade de gerar maior diferenciação face a destinos concorrentes. É nesta inovação que o Ministério da Defesa Nacional, disponibiliza a matéria-prima indispensável ao desenvolvimento de produtos turístico-culturais diferenciados.
A cultura é atualmente um dos recursos de maior expressão e atração no panorama turístico a nível internacional. A História militar faz parte integrante da nossa cultura e, também por isso, a DGRDN pretende a partilha com o turista de momentos da História e Cultura Portuguesas, nas quais se insere a história das Forças Armadas.
O contributo do sector do Turismo para a economia nacional é significativo e o Turismo, o militar, confere indiscutivelmente a possibilidade de diferenciação turística, alicerçada nas Forças Armadas, na sua promoção e difusão do seu conhecimento, do estímulo à investigação e desenvolvimento do seu estudo e valorização, capitalizando em produtos turísticos, como o Roteiro dos Museus Militares, edição de 2019, quer materializados em rotas, roteiros e circuitos, disponibilizados no sítio na internet (www. turismomilitar.gov.pt) onde o visitante, neste momento, poderá viajar pelo Roteiro da Estrada Nacional N2, pelo Circuito da Bandeira Nacional ou entrar nos Museus Militares através da mesma rota. É também aqui que permite a candidatura à atribuição do Selo de Turismo Militar que certifica, por parte da DGRDN, todos os projetos que, tendo reconhecida cientificidade, se proponham receber.
O Património de cariz militar, existente em todo o território Nacional e também um conjunto patrimonial, onde se incluí acervo museológico diversificado e documental, obrigou à criação de um modelo de organização, promoção e salvaguarda que passa pela divulgação turística. O Estado, através da DGRDN, propõe-se, como até então, a fomentar junto do público nacional e estrangeiro o conhecimento desta área específica transformando num produto atrativo criando sinergias com outras entidades, públicas e privadas, que proporcionem uma melhor interpretação, maior comunicação com o público e consequentemente incentivar o seu consumo.
Há assim que continuar a promover, interna e externamente, esta vantagem de Portugal, que agora passa igualmente pela necessidade de se manter como destino seguro, reforçando a importância de programas associados ao Turismo Militar que não se limitam a ser memória do passado, mas, através da sua valorização, permitindo novos conhecimentos e construir perspetivas para o futuro.