: Mais Magazine:: Comentários: 0

A água é um recurso vital, sendo indispensável para o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e a manutenção da vida no planeta. A gestão dos recursos hídricos apresenta-se como um dos grandes desafios do nosso tempo, num cenário agravado pelas alterações climáticas, nomeadamente com períodos de seca mais frequentes e intensos que ameaçam a disponibilidade de água doce, com maior incidência nas regiões mais a sul do nosso território. É, assim, exigida a implementação de estratégias eficazes, que promovam a resiliência dos sistemas, envolvendo todos os atores da sociedade, incluindo o setor público, o privado e a sociedade civil. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) desempenha um papel crucial neste processo, tendo como missão a gestão integrada das políticas ambientais. Como Autoridade Nacional da Água, a APA tem competências na gestão dos recursos hídricos, promovendo a monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo o principal regulador ambiental em Portugal.

O processo de transição ecológica que o presente nos impõe, com os seus cruciais desafios da sustentabilidade, necessita a alteração, quer de formas de consumir e de produzir, quer de evoluir para um novo modelo económico compatível com os limites dos sistemas naturais. A resposta de Portugal a esses desafios tem sido uma resposta integrada, destacando-se a implementação de medidas legislativas e de adaptação, com a aposta em origens alternativas de água, ditas “não convencionais”, como a reutilização de águas (ApR) e a dessalinização da água do mar, prevista, por exemplo, para a região do Algarve. Por outro lado, projetos de modernização das infraestruturas de abastecimento procuram reduzir as perdas de água (uma fração significativa da água captada para consumo humano ainda se perde devido à ineficiência das infraestruturas, agravada por redes de distribuição envelhecidas e inadequadas), enquanto campanhas de educação e sensibilização para o uso suficiente e eficiente promovem uma cultura de responsabilidade ambiental.

O desafio da gestão integrada da água obriga a uma resposta coletiva e responsável, envolvendo a adoção de práticas sustentáveis e a colaboração entre os diferentes setores da sociedade nessas dinâmicas de transformação. O compromisso com a conservação e proteção da água é, portanto, um legado que devemos aspirar a deixar para as gerações futuras, garantindo um mundo onde a água continue a ser fonte de vida e prosperidade.

José Pimenta Machado, Vice-presidente do Conselho Diretivo da APA-Agência Portuguesa do Ambiente