: Mais Magazine:: Comentários: 0

Estivemos à conversa com Albano Figueiredo, o Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que nos deu a conhecer o modelo de ensino diferenciador desta instituição e revelou alguns dos projetos que tem em mente para o futuro da mesma.

Este ano, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) assinalou o seu 112º aniversário. De que forma é que a FLUC marca pela diferença no panorama de ensino superior português?

A FLUC é uma Escola de Artes, Humanidades e Ciências Sociais que se orgulha dos seus 112 anos de vida ativa: além da oferta formativa de 1.º, 2.º e 3.º ciclos, produzimos investigação em diferentes domínios científicos e lideramos muitos projetos de transferência de conhecimento para a sociedade. Por outro lado, no nosso Centro de Línguas ministramos diversos cursos livres. E orgulhamo-nos de ensinar língua e cultura portuguesas a estudantes estrangeiros vindos de todo o mundo. Aliás, em 2024 assinalamos a centésima edição do nosso Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas.

Apresente-nos a vossa oferta formativa. Para a FLUC, o que significa a expressão “qualidade de ensino”?

A FLUC ministra 13 licenciaturas, 34 mestrados e 19 doutoramentos, nas mais diversas áreas do saber. O modelo de ensino da Faculdade é diferenciador (sobretudo ao nível de 1.º ciclo): cada estudante é acompanhado durante o seu curso por um professor tutor, que o orienta nas escolhas curriculares e extracurriculares. A estrutura articulada dos cursos confere liberdade e autonomia ao estudante na construção do seu percurso. Este modelo pedagógico, que existe desse 2015, tem excelentes resultados, já que os nossos diplomados adquirem uma formação mais completa que lhes abre e assegura mais possibilidades de sucesso profissional.

A investigação é uma das apostas da faculdade?

Sim, a investigação é central: a construção de conhecimento é a essência do ensino superior. Na FLUC temos diversos centros de investigação e múltiplos projetos científicos em curso. Por outro lado, através de serviço próprio, estamos sempre muito atentos a oportunidades de financiamento.

Quais são as suas perspetivas para o futuro da FLUC? Que metas tem definidas e espera ver cumpridas nos próximos anos?

Este ano concluiremos a reflexão sobre a nossa oferta de mestrados e de doutoramentos e avançaremos com a proposta de novos cursos, mais atualizados, fortemente interdisciplinares e que permitam responder melhor às exigências da complexidade do nosso tempo. E prosseguiremos a dinamização da oferta de mestrados em Ensino (formação de professores).

Manteremos os prémios e incentivos que existem para apoiar estudantes, investigadores e docentes.

Somos, pois, uma Escola dinâmica que tem a perfeita noção de que o seu papel no mundo é fundamental.