: Mais Magazine:: Comentários: 0

A partir do próximo ano letivo (2023/2024) a Universidade da Beira Interior vai assegurar uma nova licenciatura em “Inteligência Artificial e Ciência de Dados ” e quem o anuncia é a própria instituição de ensino superior que se localiza na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Os interessados neste curso podem concorrer, entre os dias 27 de julho e 07 de agosto, a uma das 20 vagas disponíveis no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), sendo que a prova de ingresso deverá ser um dos seguintes conjuntos: “Matemática A” ou “Biologia e Geologia” e “Matemática A” ou “Física e Química” e “Matemática A”.

Hugo Proença, o diretor da nova licenciatura, num comunicado à agência lusa, afirma que “um diploma em IA (inteligência artificial) capacita os estudantes universitários com competências multidisciplinares e versáteis, fornecendo uma perspetiva de carreira atraente e a oportunidade de contribuir para o avanço da tecnologia em múltiplos domínios”.

Segundo o responsável, possuir conhecimento nestas áres é extremamente importante nos dias que correm, uma vez que este tipo de tecnolgias

“tem vindo a revolucionar setores como a saúde, finanças, produção e transporte”.

Esta formação vai fornecer, tal como explica a UBI, “conhecimentos transversais, fruto de uma preparação sólida em matemática, ciência da computação, estatística, assim como nos diversos domínios da IA/CD, abordando os conceitos fundamentais na área e focando-se nas estratégias específicas que permitem manipular diferentes tipos de dados — dados tabulares, imagens, vídeos e texto”. Para além disso, este curso pretende promover o “pensamento crítico”, bem como “capacidades de análise e resolução de problemas”.

No que concerne às saídas profissionais, destacam-se: a investigação e desenvolvimento de novos paradigmas de sistemas inteligentes, aplicação de tecnologias inteligentes de análise de dados, planeamento e desenvolvimento de novas abordagens de negócio, baseadas em sistemas inteligentes, numa perspetiva global, e a integração em unidades empresariais de larga escala com vista à otimização de processos e de produção, baseada na análise inteligente de dados.

De salientar ainda que se encontram disponíveis 15 bolsas de incentivo ao programa UBImpulso Jovens STEAM, no valor de 500 euros, para alunos do primeiro ano.