: Mais Magazine:: Comentários: 0

De acordo com Bernardo Cardoso, o coordenador do Turismo de Portugal no Brasil, este ano, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros é Portugal e prevê-se que a tendência se mantenha (e até aumente) em 2024. Muitos destes turistas deverão passar pelo Centro de Portugal, que se tem reinventando após a pandemia.

O Centro de Portugal contempla cidades incríveis, tais como, Fátima (importante destino religioso), Óbidos (com seu centro medieval bem preservado), Nazaré (paraíso das ondas gigantes), Aveiro (conhecida como a “Veneza lusitana”), Viseu (com seus famosos painéis de azulejos) e Coimbra (onde se encontra uma das universidades mais antigas do mundo).

Pedro Machado, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, marcou presença na última edição do Vinhos de Portugal, realizada no Rio, entre 9 e 11 de junho, e deu algumas dicas para quem quer conhecer a região.

Para além disso, referiu que a pandemia trouxe consigo uma nova demanda turística, mais sustentável e ligada à natureza, experiência essa que o Centro de Portugal também pode oferecer. “Para os novos turistas, hoje a sustentabilidade é importante. Temos um plano para isso, envolvendo o contato com a natureza. Lá temos a Serra da Estrela, a Serra da Lousã, a Serra de Montejunto, as nossas Montanhas Mágicas. São todos lugares que têm capacidade de atender a tendências que o mercado do turismo trouxe em ocupar o espaço natural”, explica.

Esta região é igualmente forte no que diz respeito à gastronomia e o Leitão da Bairrada e os Ovos Moles, típicos de Aveiro, são o exemplo perfeito disso.

Pedro Machado salientou ainda que a região da Bairrada, por exemplo, corresponde a 80% da produção dos espumantes em Portugal. Por isso, as vinícolas são uma opção interessante de passeio.