O Município de Guimarães irá apresentar no dia 20 de junho, às 11 horas, nos Jardins do Palácio Vila Flor, o projeto “Reciclagem de Cápsulas de Café”, uma iniciativa pioneira no Norte do país.
Através da implementação deste projeto, que contará com um sistema comum para a recolha de cápsulas de café implementado pela empresa municipal VITRUS Ambiente, o município assume, uma vez mais, o compromisso com a sustentabilidade e a economia circular. Graças à disponibilização de equipamentos nas várias juntas de freguesia, como também nos principais supermercados e espaços comerciais do concelho, qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.
Esta iniciativa organizada pelo Município de Guimarães conta ainda com a participação de 12 marcas de café – Bellissimo®, Bogani®, Buondi Caffè®, DeltaQ®, Nescafé Dolce Gusto®, Nespresso®, Nicola®, Segafredo®, Sical®, Starbucks®, Torrié® e UCC® – sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).