: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro – ISCE Douro, pertencente ao Grupo Pedago, abriu portas em 2015 para responder às necessidades de formação superior existentes na região do Tâmega e Sousa, e na grande região do Douro. Hoje, é uma instituição de ensino superior de referência nacional, que continua a apostar na inovação e na transformação no ensino. Fique a conhecê-la nesta edição pela voz de Edgar Bernardo, Presidente e Professor Coordenador do ISCE Douro.

Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo ISCE Douro e de que forma foi conquistando uma posição de destaque no ensino superior nacional?

O ISCE Douro tem dado continuidade à estratégia de desenvolvimento estabelecida desde 2015. Presentemente encontramo-nos em fase de consolidação e simultaneamente em crescimento assente, por um lado, no gradual incremento da oferta formativa, do número de estudantes, e da qualidade do nosso corpo docente e, por outro lado, na contínua proximidade com os forças vivas da região alargando a nossa rede de parcerias no sector público e privado, mas também a nossa rede internacional. Somos uma instituição de ensino superior que se desenvolve com e para a comunidade local e regional, contribuindo ativamente para o desenvolvimento mútuo, mas com um olhar para o mundo. Tanto as nossas iniciativas e projetos nacionais como internacionais têm sido alargadas e aprofundadas, projetando o ISCE Douro, e a região na qual está inserido, além-fronteiras. Esta ampliação faseada tem implicado a formação contínua dos nossos docentes e um investimento na melhoria do nosso centro de investigação CI-ISCE. O corpo docentes da nossa instituição é dinâmico e inovador na sua abordagem ao ensino dispondo de ferramentas, em particular digitais, que contribuem para a sua crescente competência pedagógica. Estas melhorias contínuas são parte determinante do motivo pelo qual cada vez mais alunos internacionais procuram estudar na nossa instituição.

Edgar Bernardo, Presidente e Professor Coordenador do ISCE Douro

Presentemente, qual a oferta formativa da instituição e de que forma torna possíveis percursos de transformação pessoal e social, enriquecendo a região e fixando ativos qualificados?

Desde 2015 não temos cessado de crescer, seja no número de matriculados, no número de graduados, na oferta formativa ou na quantidade e na qualidade da produção científica dos nossos docentes e investigadores. Do ponto de vista da oferta formativa podemos identificar três níveis de ensino superior, divididos em quatro Departamentos (Artes e Multimédia, Desporto, Educação/Educação Social, e Turismo): os CTSP, as Licenciaturas e a formação pós-graduada, onde se incluem mestrados e pós-graduações. Estão convidados a visitar o nosso site (www.iscedouro.pt), onde está descrita toda a nossa oferta formativa e toda a informação adicional que possam procurar.

Num mundo cada vez mais globalizado e onde as relações são cada vez mais centradas no digital, quais as estratégias que usam para se aproximarem dos vossos alunos?

É um facto que o mundo dialoga no digital e que as nossas mais valias tecnológicas nos diferenciam na abordagem ao ensino e na acessibilidade e disponibilidade para acompanhar os nossos alunos. No entanto, o ISCE Douro é antes de mais uma instituição de ensino superior inclusiva, com elevados padrões de qualidade e com um modelo pedagógico próximo dos estudantes, potenciando as suas capacidades. Nós procuramos uma grande proximidade na relação pedagógica com os estudantes garantindo um acompanhamento personalizado que permita potenciar as capacidades dos alunos, motivando-os a alcançar os seus objetivos pessoais. Ademais, somos uma instituição de ensino superior inclusiva, onde jovens com necessidades educativas específicas podem estudar connosco contando com o nosso apoio para que possam atingir as suas m-tas. No ISCE Douro, da direção, aos docentes, serviços de apoio aos estudantes, cultivamos o princípio de que somos uma família e procuramos agir como tal, apoiando-nos uns aos outros, dialogando de forma transparente, e trabalhando em conjunto para o sucesso de todos. Vemo-nos em Penafiel!